Ampliação do Judiciário

TJ do Rio analisará forma de criação de câmaras

Autor

30 de janeiro de 2013, 19h35

Chegou ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro na segunda-feira (28/1) a minuta da resolução que cria novas câmaras cíveis no tribunal. A proposta é criar, inicialmente, a 21ª e a 22ª câmaras cíveis no TJ, "concomitantemente ou posteriormente" a câmaras especializadas.

A necessidade de novas câmaras cíveis é uma vontade generalizada no Tribunal de Justiça do Rio. Discutia-se, inclusive, a transformação de duas câmaras criminais em câmaras cíveis, para ajudar a dar conta da demanda. Mas a Lei Estadual fluminense 6.375, do dia 27 de dezembro de 2012, optou por outro caminho: acabar com os desembargadores itinerantes.

Os itinerantes são a versão fluminense do juiz convocado. Os 35 desembargadores mais recentes no tribunal não têm câmara fixa, e são designados a depender da necessidade de cada colegiado. Para alguns desembargadores, a solução é ilegal e inconstitucional, pois viola o princípio da inamovibilidade do juiz.

De acordo com a nova lei estadual, serão criadas sete câmaras, das quais duas (a 23ª e a 27ª) serão especializadas em Direito do Consumidor. Cada câmara terá cinco vagas. Os colegiados serão compostos por voluntários, e a remoção seguirá o critério da antiguidade. Como são 35 vagas criadas, serão deixadas 35 vagas nas 20 câmaras cíveis hoje existentes, dando conta dos 35 itinerantes.

A minuta de resolução repete todas essas regras, mas cria, inicialmente, duas câmaras. As outras serão criadas posteriormente, no prazo de 120 dias dado pela lei estadual. Foi a solução encontrada pelo tribunal para aumentar o número de vagas sem criar gastos.

Clique aqui para ler a minuta de resolução enviada ao Órgão Especial.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!