Liberdade de imprensa

Nomes de investigados podem ser divulgados na mídia

Autor

12 de janeiro de 2013, 16h04

Os apresentadores do programa  de Rádio Mix Atualidades da Rádio Marajoara FM 100,9 do Pará, (Afiliada a Rede Mix de Rádio) conseguiram o direito de divulgar o nome de três empresários investigados em crimes sexuais envolvendo adolescentes a bordo de uma lancha. A autorização veio por uma ordem judicial que derrubou a liminar conseguida pelos empresários para que não tivessem seus nomes expostos na mídia enquanto a Justiça não decidia se o processo correria em segredo de Justiça.

O caso está sendo investigado através do IPL 6/2012.005055-6, que tramita como sigilo apenas referente aos nomes das menores, sendo presidido pela delegada Joseângela Costa dos Santos da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e Adolescente do Centro de Perícias Científicas. (DEACA). 

Os investigados podem ser indiciados por exploração e indução a prostituição de adolescentes, bem como, violência sexual; indução a embriagues e até mesmo exploração e corrupção de menores, conforme melhor entender a autoridade policial e o ministério público do estado.

No despacho do juiz Amilcar Roberto Bezerra Guimarães, que responde pela 6ª Vara Cível de Belém, que derrubou a liminar, afirmou não ser possível “restringir as informações que a sociedade tem direito a saber, para preservar uma única pessoa, desde que não haja abuso na informação, o que lhe causaria danos.”

“Observados os documentos juntados a inicial, o que de fato demonstra que o requerente esteve presentes durante a ocorrência do fato investigado, é indubitável que a parte requerida apenas exerce o seu dever profissional de prestar informação a sociedade, de acordo com o boletim de ocorrência, desde que o faça sem excesso em sua conduta”, decidiu o juiz.  

O caso
O inquérito policial que indiciou os empresários foi instaurado no dia 3 de dezembro na Seccional Marambaia. Como vítimas foram apontadas três menores: duas de 17 anos (envolvidas no crime de corrupção de menores), e a terceira, de 15 anos, que teria sido vítima dos crimes foram de estupro de vulnerável, corrupção de menor e embriaguez de menor.

A garota de 15 anos é filha de um coronel aposentado da Polícia Militar. Ela teria sido convidada para uma passeio de barco pelas outras duas meninas e, na lancha, teria sido embebedada pelos empresários e estuprada com a aquiescência das outras garotas. Segundo a acusação, a menor foi deixada desacordada, na casa de uma amiga, de onde foi levada para a casa de seus familiares.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!