Vivência local

Blog na ConJur falará sobre Direito e Justiça na China

Autor

27 de fevereiro de 2013, 13h52

A China, seu Direito e suas instituições serão o tema do blog do professor do curso de Direito da FGV-Rio, Evandro Menezes de Carvalho, que estreia na revista eletrônica Consultor Jurídico nesta quarta-feira. Único brasileiro selecionado para o OAS-China Scholarship Program, da Universidade de Finanças de Shanghai, Evandro investigará país, buscando desmistificar os pontos de vista ocidentais sobre a China, a partir da vivência diária.

"O blog surgiu da ideia de compartilhar a minha percepção sobre a China atual, a partir de uma vivência local no contato direto com os chineses e com os temas que dominam a agenda do governo chinês", explica o professor. "Espero que ele contribua para uma melhor compreensão do impacto que a China exercerá sobre a realidade jurídica do mundo e, em especial, do Brasil", completa ele.

Os principais temas abordados no blog são a política externa e interna, a cultura jurídica e a vida das instituições, os grandes debates nacionais que predominam no noticiário do país e aos desafios na relação bilateral Brasil-China.

Serão três sessões principais: 1) Relação Brasil-China, dedicado às relações bilaterais e aos desafios destes dois países na política mundial; 2) Direito chinês, visando traduzir e explicar aspectos da cultura jurídica chinesa, suas normas e instituições, e 3) Vivendo na China, com o objetivo de relatar as experiências pessoais no cotidiano em Xangai. "Esta última seção é interessante também para todos aqueles que pretendem conhecer um pouco mais a China e visitá-la algum dia", diz o professor.

"A China tem despertado o interesse de muitos países em virtude de sua presença na economia e na política internacional. Mas o desconhecimento da cultura chinesa, do modo como funcionam as suas instituições e como os chineses concebem o mundo geram inúmeros equívocos na interpretação que fazemos da China contemporânea", afirma Evandro Menezes de Carvalho. 

Em contato direto com a equipe da ConJur, o professor será instigado a trazer aos leitores do site informações que sejam úteis para a aplicação do Direito e reflexões sobre o Judiciário, além, é claro, das curiosidades.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!