Quebra de contrato

Torcedores são autorizados a ver jogo do Corinthians

Autor

27 de fevereiro de 2013, 20h00

A punição imposta ao Corinthians, de jogar sem a presença de sua torcida, não é motivo para que a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmbebol) quebre o contrato celebrado com os torcedores que compraram ingresso com antecedência. Este é o entendimento do juiz Antonio Carlos de Figueiredo Negreiros, da 7ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, ao autorizar que seis torcedores assistam à partida entre Corinthians e Millonários (da Colômbia), na noite desta quarta-feira (27/2), no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Em sua decisão, Negreiros justifica que "a punição aplicada após a compra do ingresso pelos autores, em tese, não pode afetar o seu direito adquirido de comparecimento ao espetáculo que irá se realizar, notadamente porque a própria organizadora do evento permite a assistência a seus convidados".

O próprio juiz havia negado o pedido na última terça-feira (26/2) alegando falta de segurança. "Não é razoável exigir que a Polícia Militar do Estado de São Paulo monte, do dia para a noite, um esquema especial de segurança apenas para viabilizar que cinco torcedores presenciem, in loco, um jogo de futebol".

Porém, nesta quarta o juiz mudou sua decisão com base em novas informações. Segundo o juiz, "a informação divulgada pela imprensa de que o estádio não estará totalmente vazio, uma vez que será permitido o acesso da impressa e de ‘convidados’ da organizadora do Torneio e da Federação, o que faz presumir que um esquema de segurança será montado para viabilizar o acesso de algumas pessoas ao estádio."

A Conmebol, organizadora da Copa Libertadores da América, puniu o Corinthians em decorrência da morte de um torcedor boliviano de 14 anos atingido por um sinalizador disparado por um corintiano em partida contra o San Jose, na Bolívia, na quarta-feira passada (20/2).

Clique aqui para ler a decisão de quarta-feira.
Clique aqui para ler a decisão de terça-feira.
Clique aqui para ler a decisão da Conmembol proibindo a torcida.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!