Sociedades S.A.

Bons líderes inspiram, desafiam e formam sucessores

Autor

  • Carlos Alberto Bitinas

    é consultor da VOC Gestão e Desenvolvimento de Pessoas palestrante e professor especializado em gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional. Graduado em Administração de Empresas e Economia pela Faap Coach Executivo & Pessoal certificado pelo ICI - Integrated Coaching Institute pós-graduado em Gestão Estratégica e Total Quality Management pela FGV-SP e Comunicação Empresarial pela ESPM; foi Executivo em empresas nacionais e multinacionais e professor convidado em cursos de pós-graduação da FGV/GVlaw-SP UNISINOS-RS e IICS/CEU-SP além de vice-presidente do CeaEAE – Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia.

22 de fevereiro de 2013, 11h41

Spacca
Carlos Alberto Bitinas - 03/08/2012 [Spacca]Não é difícil perceber a atratividade que o tema “liderança” exerce sobre as pessoas. Basta observar nas estantes de Administração e Negócios das livrarias a abundância de títulos ofertados.

O tema é mesmo fascinante e muito presente na vida de todos, pois convivemos e somos liderados por pessoas de toda a sorte e espécie. Há líderes na política, nas seitas e religiões, nos esportes, nas comunidades, nas associações, nas famílias, nas escolas, nas empresas, no mundo das artes e da cultura.

Por todos os lados estamos sendo liderados e também somos líderes, mesmo que temporariamente, em muitos papéis que exercemos na vida.

No entanto, de vez em quando, curiosamente, ouve-se a afirmação queixosa de que “não temos líderes” ou que “há falta de líderes”. Penso ser um engano. Talvez não tenhamos lá muitos bons líderes, o que é outra e extensa discussão.

Sou propenso a acompanhar o pensamento e o alerta de Peter Drucker sobre o cuidado a ser tomado com a busca excessiva e com a prática descriteriosa da liderança. O século XX nos dá exemplos do quanto os líderes podem ser perigosos: Hitler, Stalin, Mao, Mussolini, Franco, Salazar, Osama e certamente uma infinidade de anônimos.

Os estudos, pesquisas e teses sobre a liderança nos apresentam aspectos complexos e interessantíssimos que merecem entendimento, tais como: carisma, poder, identificação, relacionamento, personalidade, comportamento, ambiência e por aí afora.

E mais, você já deve ter escutado ou feito estas perguntas para si mesmo: “O líder já nasce pronto?” “O que devo fazer para aprimorar a minha liderança?” Afinal, todos querem ser, pensam ser ou precisam ser bons líderes.

No mar de respostas que podem ser dadas a essas perguntas, há uma fonte preciosa. É o livro O Desafio da Liderança, escrito por dois estudiosos profissionais norte-americanos: James Kouzes e Barry Posner.

Fruto de extensa pesquisa, o livro conclui que a boa liderança se apoia em cinco regras:

– Desafiar o estabelecido;
– Inspirar visões compartilhadas;
– Permitir a ação dos outros;
– Apontar caminhos; e
– Encorajar as pessoas.

Essas cinco regras simples desdobram-se em dez compromissos, que podem ser assumidos por qualquer ser humano bem e seriamente intencionado:

– Procurar oportunidades desafiadoras para mudar, crescer, inovar e melhorar;
– Experimentar, arriscar e aprender com os erros;
– Imaginar um futuro enaltecedor e enobrecedor;
– Arregimentar os outros para uma visão coletiva, com apelo aos valores, interesses, esperanças e sonhos comuns;
– Incentivar a colaboração pela promoção de objetivos cooperativos e desenvolvimento da confiança;
– Fortalecer e apoiar explicitamente as pessoas via distribuição de poder, permissão de escolhas, desenvolvimento de competências, atribuição de tarefas críticas;
– Estabelecer o exemplo com comportamento coerente aos valores estabelecidos;
– Alcançar e valorizar mesmo as pequenas vitórias que promovem o progresso e reforçam os compromissos;
– Reconhecer as contribuições individuais para o êxito de qualquer projeto; e
– Celebrar as realizações da equipe — sempre.

Recomendo a leitura do livro, não sem antes ousar acrescentar um item à lista acima:

– Formar sucessores.

Sim, no plural, pois sempre haverá infinita demanda por líderes, e líderes com excelência.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!