Mercado Jurídico

Banca gaúcha nasce com 26 ex-sócios do Veirano

Autor

19 de fevereiro de 2013, 17h21

Spacca
Neste mês, começou a funcionar o Souto Correa Advogados, na capital gaúcha. A banca é integrada por 26 ex-sócios do Veirano Advogados e conta com um portfólio de clientes conhecidos, como Petrobras, Braskem, Dell, Samsung, Engevix, OAS, AES Sul, Habitasul e Randon. Especializado na área empresarial, o escritório é comandado pelos sócios Anderson Trautmann Cardoso; André Luiz da Silva Gomes; Carlos Fernando Souto; Daniel Mitidiero; Gilberto Deon Corrêa Jr; Guilherme Rizzo Amaral; Henry Gonçalves Lummertz; Jorge Cesa Ferreira da Silva; e Paulo Roberto Souto. O Veirano, que em 2012 contava com 270 advogados, continua atuando em Porto Alegre sob a batuta de Fernando Verzoni e com 15 advogados. É esperado que ele abra contratações em breve para recuperar a perda de profissionais.


Rio-São Paulo
O Miguel Neto Advogados Associados concluiu o processo de integração com dois escritórios nos principais pólos econômicos do país: o Ridolfo e Petreche Advogados, em São Paulo, e o Herrera Advogados, no Rio de Janeiro. A união com o primeiro se dá diante da crescente demanda e da necessidade de reforçar o atendimento nas áreas de Direito Administrativo, Ambiental, Concorrencial e Regulatório. Já no Rio de Janeiro, o Ridolfo e Petreche passa a oferecer a seus clientes a expertise do Miguel Neto, especialmente em áreas nas quais não atuava, como contencioso cível, trabalhista e tributário.


Mestrado online
A U.S. Washington University in St. Louis School of Law lançou um mestrado (LLM) online, o @WashULaw, que conta com uma turma de dez advogados vindos do Brasil, China, Índia, Japão, México, Paquistão e Estados Unidos. A ideia é preparar advogados que já têm relevância nos seus países de origem para atuar no mercado global. O brasileiro Marcelo Lapolla Andrade, especializado em fusões e aquisições, faz parte da turma. Mais informações sobre o curso podem ser lidas no site da instituição.


Aliança internacional
A banca Moura Tavares, Figueiredo, Moreira e Campos Advogados associou-se à Legal Netlink Alliance (LNA). Ao todo, a associação tem escritórios membros em mais de 40 países da África, América do Sul, América Central, EUA, Canadá, Ásia, Europa e Oceania.


Saúde empresarial
Devido à crescente demanda dos planos empresarias — que atualmente correspondem a 80% dos comercializados no país — e, consequentemente, ao aumento das ações na Justiça, o Vilhena Silva Advogados, escritório especializado em Direito à Saúde, agora tem uma área destinada exclusivamente a clientes que mantêm plano de saúde por meio de uma pessoa jurídica. O advogado Rafael Robba está à frente do novo núcleo.


Contratos de energia
O TozziniFreire Advogados assessorou a AES Uruguaiana — usina de geração de energia termoelétrica a gás natural, no Rio Grande do Sul — na elaboração e negociação de contrato de fornecimento de gás com a Sulgás (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul). O sócio Pedro Seraphim, responsável pela área de Energia do TozziniFreire, coordenou o trabalho de consultoria legal do escritório no negócio, que envolve investimentos de cerca de R$ 17 milhões pela AES.


Mercado de certidões
O Bichara, Barata e Costa Advogados ganhou destaque na publicação Chambers Latin America por ser uma das bancas mais ativas “no Mercado de Certidão Negativa de Débitos”. A publicação chama atenção para a consultoria oferecida pelo escritório para o BR Malls comprar a Alvear, lembrando também dos clientes Telemar Norte Leste, Votorantim e a Brookfield Brasil. Luiz Gustavo Bichara, diz a Chambers, é amplamente conhecido como um "negociador fantástico".


Há vagas
O escritório Gonini Paço e Maximo Patricio Advogados, de São Paulo, abriu duas vagas de estágio para estudantes com interesse nas áreas da advocacia empresarial, com foco, especialmente, no contencioso e no consultivo cível, trabalhista e tributário empresarial. As vagas são para estudantes de todos os anos do curso de Direito, em faculdades na cidade de São Paulo. Para participar do processo seletivo, é preciso enviar o currículo até o dia 25 de fevereiro para o e-mail [email protected].


Desoneração do trigo
A Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) e o escritório Felsberg e Associados, que a assessora, comemoram a inclusão do trigo comum na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec). A alíquota do imposto de importação será reduzida para 0% durante o período de 1º de abril a 31 de julho de 2013, e a redução está limitada à quota de 1 milhão de toneladas.


Mercado de trabalho
A conselheira seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo Clemencia Beatriz Wolthers presidirá a Comissão de Sociedade de Advogados no triênio 2013/2015. Entre os projetos que pretende implementar, a conselheira destaca a reativação do Comitê de Defesa do Mercado de Trabalho da Advocacia. Outra preocupação é ampliar a atuação do Tribunal de Mediação, Conciliação de Arbitragem da Comissão de Sociedade de Advogados. No currículo, a advogada tem a marca de ter sido braço direito de José Martins Pinheiro Neto, fundador do Pinheiro Neto Advogados e precursor da moderna advocacia empresarial no país. 


Prevenção no Trabalho
O escritório Amauri Mascaro Nascimento & Sonia Mascaro Nascimento se reestruturou para voltar-se tanto para a atuação preventiva e consultiva quanto para o contencioso.


Baú de guardados
A Minidocks Guarda-Tudo, empresa de guarda-móveis, afirma que, atualmente, 20% de sua receita vem de escritórios de advocacia, que guardam, principalmente, documentos antigos e que precisem de pouco acesso nos boxes da empresa. A companhia pretende aumentar essa participação, tornando-se uma extensão das bancas. Os clientes têm a opção de firmarem contratos mensais, sem prazo mínimo de permanência no sistema de armazenamento. Os escritórios podem, também, diminuir ou aumentar o tamanho do seu box quantas vezes quiserem, de acordo com a quantidade de documentos que precisem guardar.


Legado social
Profissionais do Marins Bertoldi Advogados Associados visitarão 36 pessoas e organizações sociais que “transformam a sociedade com iniciativas de impacto”. As entidades foram selecionadas entre as 90 que enviaram fichas de inscrição para o Projeto Legado, do escritório. A banca pretende investir cerca de R$ 100 mil em capacitação para empreendedores sociais e ambientais, além de oferecer assessoria jurídica para os responsáveis pelas organizações.


Filial carioca
A Advocacia Correa de Castro abrirá, ainda no primeiro semestre de 2013, uma filial na cidade do Rio de Janeiro. Fundada pelo advogado Carlos Correa de Castro e com o apoio de sócios mais jovens, como Adriana D`Avila Oliveira, Rosana Jardim Riella Pedrão e Fernando Abagge Benghi, a banca tem 15 advogados sócios e 23 colaboradores, além de cerca de 70 advogados correspondentes.


MBA de seguros
O Rio de Janeiro terá uma nova turma do MBA Direito Securitário oferecido pela Escola Superior Nacional de Seguros. As matrículas poderão ser feitas a partir de 18 de fevereiro. A pós-graduação pretende oferecer conhecimentos jurídicos no mercado de seguros e o papel de seus agentes. Mais informações no site, pelos números (21) 3380-1046 / 1044 / 1532 ou pelo e-mail [email protected].


Investimento estrangeiro
Anna Lygia Rego, advogada sênior do Trench, Rossi e Watanabe, lança o livro Confiança e Investimento Estrangeiro: Uma Análise do Ambiente Jurídico Estrangeiro. A obra é resultado de uma série de estudos da autora, com uma análise interdisciplinar do conteúdo jurídico da confiança, feita com base em aspectos do Direito Civil, da Psicologia Econômica e da Sociologia. A obra faz ainda um diagnóstico do ambiente de investimentos no Brasil para nas modalidades de Portfólio e Investimento Estrangeiro Direto (IED). O livro tem texto de abertura do ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo, e prefácio do professor Hermes Marcelo Huck.


Infraestrutura na OAB
Ana Bárbara Teixeira, sócia do Demarest e Almeida, foi eleita para a Comisssão de Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Sustentável da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo para o triênio 2013/2015. 


Palestra ambiental
A advogada Roberta Leonhardt, sócia da área de Direito Ambiental do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, será uma das palestrantes do curso Licenciamento Ambiental nos Empreendimentos de Energia. O treinamento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Eletrônico, acontecerá nos dias 18 e 21 de fevereiro, em São Paulo e no Rio de Janeiro. 


PELAS SOCIEDADES

Especializado em Direito do Consumidor e em desapropriações, o Pires & Gonçalves Advogados Associados aposta no crescimento da área trabalhista com a contratação da advogada Thaís Jardim. Ela deverá ampliar a atuação da banca no preventivo, contencioso e consultivo, auxiliando os clientes a atuar na causa raiz do problema, evitando o surgimento de novas ações sobre a mesma questão.

O TozziniFreire Advogados passa a contar com novo sócio nas áreas de mercado de capitais, bancário e operações financeiras: Alexei Bonamin. Com 17 anos de experiência, ele deixa o Mattos Filho Advogados. Bonamin é professor de Fundos de Investimento da Pós-Graduação em Direito da Fundação Getulio Vargas, a GVLaw.

O Osorio e Maya Ferreira Advogados comemora a chegada do advogado Rodrigo Garcia da Fonseca, que passa a integrar o escritório como consultor, atuando, principalmente, na área de Arbitragem. Ex-sócio do Wald e Associados Advogados, Fonseca atua como advogado e como árbitro em causas nacionais e internacionais. É vice-presidente da Comissão de Arbitragem da OAB-RJ e membro do Grupo Latino-Americano de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional-CCI.

Depois de 34 anos na Comissão de Valores Mobiliários, Eli Loria passou a integrar a equipe do Motta, Fernandes Rocha Advogados, como sócio sênior. Loria irá atuar nas áreas de financiamentos, operações financeiras estruturadas e fundos de investimento; mercado de capitais e societário. 

O advogado Glaucio Pellegrino Grottoli passou a integrar o quadro de sócios do escritório Peixoto e Cury Advogados. Ele tem especialização em Direito Tributário, na área de Impostos Diretos, com forte atuação no consultivo.

[Coluna alterada em 20 de fevereiro de 2013, às 11h51, para correção de informações.]

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!