Figura exponencial

Morreu o ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira

Autor

15 de fevereiro de 2013, 21h06

Faleceu, nesta sexta-feira (15/2), aos 73 anos, o ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, que atuou no Superior Tribunal de Justiça até 2006. O velório acontece neste sábado, das 9h às 13h, na capela 10 do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília.

Teixeira foi vice-presidente do STJ e idealizou a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Ele também foi co-fundador da Faculdade de Direito Milton Campos, de Belo Horizonte, e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Magistrado desde 1989, Sálvio de Figueiredo Teixeira serviu como juiz titular das comarcas de Passa Tempo, Sacramento, Congonhas do Campo, Betim e Belo Horizonte. Também judicou no Tribunal de Alçada de Minas Gerais, e foi desembargador do TJ-MG.

A Associação de Magistrados Mineiros (Amagis) e o TJ-MG lamentaram a morte de Sálvio de Figueiredo. “Ele era conhecido pelo intenso trabalho em favor da consolidação e do aprimoramento do magistrado e da Justiça brasileira, sempre defendendo a tese de que no centro de tudo está o juiz. Foi um magistrado realizador, professor competente e admirado, jurista influente, homenageado e reverenciado nos 40 anos que devotou à Justiça”, afirmou Amagis. Para a corte mineira, Sálvio era “figura exponencial da magistratura, que, em Minas Gerais, neste Tribunal de Justiça, realizou obra imperecível”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!