NA DÚVIDA

Restos mortais de Pablo Neruda serão exumados

Autor

9 de fevereiro de 2013, 18h21

O juiz chileno Mario Carroza ordenou que os restos mortais do poeta Pablo Neruda sejam exumados. Carroza tomou a decisão com base em uma denúncia apresentada pelo Partido Comunista do Chile. A denúncia foi embasada em declarações do ex-motorista de Neruda, que afirma que o poeta pode ter sido assassinado. As informações são do portal El Mostrador.

Até então, com base em relatórios médicos, apesar de dúvidas e especulações, todos acreditavam que Neruda, falecido em 1973, havia morrido de complicações do câncer, doze dias depois do golpe que conduziu o ditador Augusto Pinochet ao poder.

Porém, segundo declarações do antigo motorista do poeta, Manuel Araya, feitas em 2011, o poeta teria sido assassinado por agentes do regime militar, com uma injeção letal enquanto seguia internado para tratar do câncer em um hospital de Santiago.

A exumação, de acordo com a ordem expedida pelo juiz, deve ocorrer em março. Laureado com o Prêmio Nobel em 1971, Neruda está enterrado ao lado de sua esposa, Matilde Urrutia, na casa que hoje abriga um museu em Isla Negra, no litoral do país.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!