Absolvido por atipicidade

Adulteração mal feita livra acusado de falsificação

Autor

27 de agosto de 2013, 17h04

Apresentar cópia de documento sem autenticação não pode ser objeto material de crime de uso de documento falso. A jurisprudência, já pacificada no Superior Tribunal de Justiça, levou a 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Regiãoa manter a absolvição de um homem denunciado por falsificação de documentos numa audiência judicial.

Nos dois graus de jurisdição, ficou claro aos juízes que a cópia em ‘‘xerox’’ apresentada em juízo era tão grosseira que não apresentava potencialidade lesiva para causar dano à fé pública. Tanto que o réu, que litigava naquele processo, não obteve êxito ao apresentar o documento.

O relator da Apelação Criminal, juiz federal convocado Luiz Carlos Canalli, registrou que a própria Procuradoria da República opinou pela manutenção da absolvição. ‘‘Concluindo, a conduta perpretada pelo réu é atípica, aliás, como bem pontuado na sentença e no próprio parecer ministerial’’, escreveu no acórdão, lavrado na sessão do dia 23 de julho.

O caso
O Ministério Público Federal ajuizou Ação Criminal contra Cliomar Silva de Souza Junior, por este ter apresentado à 12ª Vara do Trabalho de Curitiba, em janeiro de 2007, uma declaração falsa. O documento atestava conclusão do Curso Supletivo de Auxiliar de Enfermagem, supostamente emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina. A conduta criminosa foi enquadrada nos artigo 304 (uso de documentos falsos) e 297 (falsificar documentos), caput, do Código Penal. A denúncia, que teve como base Inquérito Policial, foi recebida em março de 2012.

O acusado, por meio de defensora pública constituída, pediu sua absolvição no processo. Alegou que a mera apresentação de fotocópia não-autenticada ao juízo trabalhista é conduta atípica, não configurando ‘‘delito de falso’’. Sustentou que, se assim não fosse, se trataria de crime impossível, já que a falsificação é grosseira.

A sentença
A juíza Bianca Georgia Arenhart Munhoz da Cunha, da 2ª Vara Federal Criminal de Curitiba, afirmou na sentença que o documento xerografado não apresenta potencialidade lesiva à fé pública. Logo, não pode ser objeto material de crime de uso de documento falso. Em consequência, julgou o pedido do MPF improcedente.

Acenando com a jurisprudência, ela destacou que a conduta imputada ao réu não constitui crime para efeitos do artigo 297 do Código Penal, por impropriedade absoluta do meio.

‘‘Tanto é assim que o exame de corpo de delito, indispensável aos crimes que deixam vestígios (artigo 158 do CPP), restou prejudicado (fls. 150, 167 e 185 do IPL 2009.70.00.002983-4), sendo certo que a ausência de perícia impossibilita a comprovação satisfatória da materialidade da infração penal’’, complementou. O réu foi absolvido por denúncia atípica, conforme prevê o artigo 386, inciso III, do Código de Processo Penal.

Clique aqui para ler a sentença e aqui para ler o acórdão. 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!