Notas Curtas

Juiz dos EUA aplica multa a si mesmo por causa de celular

Autor

17 de abril de 2013, 20h22

Um juiz de Michigan, nos Estados Unidos, aplicou uma multa a si mesmo depois que seu celular tocou durante um julgamento. Raymond Voyet é conhecido por suas reações raivosas quando celulares tocam nas sessões. Dessa vez, foi alvo da própria rigidez. A um canal local de televisão, o juiz disse ter ficado envergonhado. A multa foi de US$ 25.

Lei polêmica
O vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, Alex Canziani (PTB-PR), vem se reunindo com vários representantes de entidades de advogados para discutir sugestões de emendas ao Projeto de Lei Complementar 205/12, de iniciativa da Presidência da República. O projeto institui a Lei Orgânica da Advocacia-Geral da União. Sindicatos de representação de advogados públicos vêm reclamando das propostas de mudança.

Financiamento do Estado
A Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) abre inscrições para a segunda edição do seu Prêmio Nacional de Educação Fiscal, entregue às cinco melhores teses e estudos que tratam de educação fiscal e a importância social da arrecadação estatal. As inscrições vão até o dia 28 de junho pelo site premioeducacaofiscal.com.br.

Outros motivos
Há suspeitas de que a “bomba” que explodiu na sede da OAB do Rio de Janeiro não teve os motivos políticos. O presidente da seccional, Felipe Santa Cruz, falou em evento que acredita na hipótese de retaliação de alguns advogados que foram excluídos da Ordem por ligação com o narcotráfico. Nada comprovado, mas dias antes da “explosão” 30 inscrições foram cassadas. A ideia inicial era que a retaliação foi à criação de uma Comissão da Verdade na OAB-RJ.

Nova comissão
A OAB do Rio de Janeiro criou uma Comissão de Recuperação Judicial e Falências. A intenção é debater o assunto do ponto de vista legislativo e jurisprudencial. A presidente da comissão será a advogada Juliana Bumachar, do Bumachar Advogados Associados. Entre as prioridades, projetos de leis sobre parcelamentos de ISS e ICMS para empresas sediadas no Rio.

Peculiaridades da Justiça
O Superior Tribunal Militar promove durante esta semana seu Seminário de Direito Penal e Processual Penal. Esta quinta-feira (18/4) haverá palestras sobre as peculiaridades do processo penal militar e sobre a reforma do Código Penal. O advogado Técio Lins e Silva falará sobre o papel da Justiça Militar na democracia.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!