Procedimento virtual

TJ-SC disponibiliza certidão on-line em 111 comarcas

Autor

17 de abril de 2013, 7h13

O serviço de certidões on-line do Tribunal de Justiça de Santa Catarina já emitiu mais de cem mil documentos desde que foi aberto ao público, em Florianópolis. A expectativa é que a quantidade de certidões virtuais aumente com a expansão do sistema, agora em 111 comarcas catarinenses.

“A tendência natural é de que, em breve, a emissão das certidões nos fóruns seja uma opção esporádica, atendendo a parcela da população que, por qualquer motivo, não tenha acesso ou não consiga emitir as certidões virtualmente”, prevê o diretor de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça, Luís Carlos de Espíndola.

Na comarca da capital, onde o serviço passou a ser oferecido em novembro de 2012, cerca de 78% das certidões já são emitidas pelo sistema. A estadualização do sistema começou em 9 de abril.

Comarcas como Piçarras e Braço do Norte, por exemplo, já emitem quase 95% das certidões digitalmente. Para Luís Carlos de Espíndola, o processo eletrônico reduz os custos operacionais para o serviço público e facilitam o acesso ao cidadão, sem a necessidade de deslocamento. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-SC.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!