Mercado Jurídico

Nelson Nery Jr. lança banca própria, de contencioso

Autor

16 de abril de 2013, 11h38

Spacca
Depois de oito anos como sócio do Magalhães, Nery e Dias Advocacia, onde atuou desde 2005, um dos mais respeitados doutrinadores em Direito do país, o advogado Nelson Nery Júnior, lança, na próxima segunda-feira (22/4) seu novo escritório, o Nery Sociedade de Advogados. Ele leva consigo toda a equipe de contencioso da antiga banca. O objetivo é ter mais autonomia e não depender de estratégias conjuntas de várias áreas. Apenas sete advogados, todos sócios, agora comandarão os trabalhos. “Somos uma boutique e atendemos a poucos e grandes clientes, em casos importantes, sem advocacia de massa”, diz Nery.

A cisão foi amigável, conta o advogado. “Eles ficam com a área de Direito Econômico e eu com o contencioso.” A carteira de clientes que acompanhará os advogados inclui contas de peso como Itaú; Odebrecht; Peugeot Citroën; Pão de Açúcar; e Nissan. A nova banca fica na rua Novo Horizonte, 198, no bairro de Higienópolis, em São Paulo.


X sem B
O Xavier Bragança Advogados passa por grandes mudanças. Os sócios Alberto Xavier, Alberto de Orleans e Bragança e Flavio Galdino estão dividindo a banca para criar escritórios menores que atuarão em suas áreas de expertise: fiscal, fusões e aquisições, e contencioso, respectivamente. Advogados próximos à movimentação dizem que a banca já estava caminhando para essa direção e, em breve, deverá ser anunciada a cisão. O mais provável é que os advogados que atualmente trabalham no XBA se dividam pelos novos escritórios. A banca, que tem sedes no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, passa pela sua segunda cisão em dois anos. Em 2011, o sócio Horácio Bernardes Neto deixou a sociedade, que por isso abandonou o nome de Xavier Bernardes e Bragança Advogados — que lhe deu o conhecido apelido de XBB. 


Seguros e previdência
Dinir Salvador Rios da Rocha e Cássio Gama Amaral, que já foram do Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados e do Azevedo Sette Advogados, inauguram uma nova banca, a DReA Advogados. Rocha tem quase 20 anos de experiência na área de seguros e Amaral também tem experiência em direito securitário e previdenciário.


Época da colheita
A melhor hora para um advogado mudar de escritório — ou receber uma oferta para isso — é quando ocupa um cargo de "sênior B" ou "sênior 2", ou seja, já está bem na carreira, mas ainda não é sócio. Isso acontece porque, no escritório em que está, ainda terá de batalhar para provar que pode se tornar um sócio. A convites, porém, poderá já chegar à nova banca no cargo mais alto e pular uma etapa de duras provações. Por isso, esses profissionais ficam na alça de mira dosheadhunters, ou caçadores de talentos, explica uma especialista em contratação de advogados.


Cláusula fechada
O fortalecimento do Tribunal de Mediação, Conciliação e Arbitragem (Tasa) da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo é interessante para todo o mercado da advocacia paulista. O que tem causado estranheza a alguns advogados é a dificuldade de registrar uma sociedade sem a cláusula arbitral determinando que todos os conflitos entre sócios sejam resolvidos no Tasa. A OAB-SP diz recomendar fortemente a cláusula, mas ela não é obrigatória.


Auxílio musical
O advogado e professor Luiz Flávio Gomes está procurando um violonista para percorrer o Brasil com ele. É que o professor quer dar um toque artístico às suas apresentações sobre assuntos jurídicos — as chamadas "showlestras", que têm como ponto alto a interatividade com o público.


Festança musicada
Nesta quarta-feira (17/4), o Demarest e Almeida fecha a famosa Sala São Paulo, às 20h, para comemorar o aniversário de 65 anos da banca. Amigos, parceiros e clientes foram convidados para o evento, que terá apresentações de grandes nomes da MPB. São esperados cerca de 1,2 mil convidados. Na festa, será lançada a nova identidade visual do escritório e um livro comemorativo. 


Inauguração carioca
Machado Associados, escritório de advocacia com sede na cidade de São Paulo com atuação no Direito Empresarial, inaugura nova unidade no Rio de Janeiro nesta terça-feira (16/4). A expansão do escritório visa a uma maior proximidade com os clientes atendidos no estado, que são cerca de 50. Para comemorar, a banca fará um coquetel nesta terça-feira (16/4) no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.


Crescimento curitibano
A filial curitibana do Fragata e Antunes Advogados, escritório especializado em Direito das Relações de Consumo e Direito do Trabalho, registrou crescimento de 500% no número de processos judiciais ativos em Santa Catarina e Paraná nos últimos cinco anos. Os processos passaram de 2,8 mil para quase 14 mil nesse período. Com o ritmo do crescimento, chega à filial um reforço: o advogado Mário Barz Júnior, que acaba de se integrar como associado na equipe chefiada por Elisa Gehlen de Carvalho.


Produtos e consumidores
Pires & Gonçalves Advogados lança um novo modelo de equipes especializadas nas áreas do Direito do Consumidor. A estrutura será composta de três núcleos: gestão de contencioso especializado em produtos, liderada por Ariane Rodrigues, gestão de contencioso especializado em serviços, sob a gestão de Sofia Rezende e o núcleo de inteligência jurídica, que terá à frente Maria Elisa Reis.


Aviação na mira
Madrona Hong Mazzuco Brandão está com uma área nova, voltada ao Direito Aeronáutico, encabeçada pelo especialista Jorge Roberto Khauaja, que já atuou na Varig e no Dufry.


12 anos
O escritório Cabanellos Schuh Advogados Associados completa neste mês 12 anos de fundação. No último ano, a base de clientes cresceu em 15% e o faturamento em aproximadamente 12%. A partir da sua sede em Porto Alegre, a banca estendeu suas operações para os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro.


A bola toda
O escritório Ronaldo Martins e Advogados, especializado em Direito Tributário e de negócios, acaba de criar um canal de conteúdo sobre a Copa do Mundo e as Olimpíadas em seu site. O Canal das Copas reúne textos com legislação, artigos e notícias decorrentes do Marco Regulatório para a Copa do Mundo, aprovado pelo governo federal e transformado na Lei 12.350, de 20 de dezembro de 2010, e da Lei 12.462, de 5 de agosto de 2011, que instituiu o Regime Diferenciado de Contratações Públicas exclusivamente para as licitações e contratos das duas competições e dos Jogos Olímpicos.


Nas redes
Preto Advogados lançou, na última semana, seu site acompanhado de um perfil na rede social Facebook. As duas novas plataformas pretendem renovar a comunicação do escritório com seus clientes.


Dr. doutor
O advogado Antonio de Pádua Soubhie Nogueira, sócio do escritório Ávila, Nogueira e Miguel Neto — Advogados, acaba de conquistar o título de doutor em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo (USP). Na última semana, Pádua defendeu, por cerca de cinco horas, a tese intitulada Modulação dos Efeitos das Decisões no Processo Civil, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.


Meio ambiente na OAB
A advogada Ana Rita Nalini, do Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade do escritório Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados, com sede no bairro dos Jardins, na capital paulista, acaba de se tornar membro efetivo da Comissão de Meio Ambiente da OAB-SP. O convite partiu do presidente da comissão, o professor Celso Antonio Pacheco Fiorillo.


Segurança e controle
A IAI, empresa da área de defesa e segurança que pertence ao governo israelense, comprou 40% de participação na brasileira IACIT, que tem foco em produtos para meteorologia por radar, controle de tráfego aéreo e marítimo, além de automação, comunicações e tecnologia da informação. A estruturação jurídica da aquisição, bem como a negociação e formalização do contrato de cooperação entre as empresas, foram conduzidas pela equipe do Felsberg e Associados, sob a coordenação das advogadas Gisela Cesar Maldonado e Isabel Mazoni Andrade.


Papéis no mercado
O IPO da Senior Solution, empresa de tecnologia que passou a ter papeis negociados no Bovespa Mais, deve atrair empresas médias para o mercado, na avaliação de Carlos Lobo, sócio de mercado de capitais do Veirano Advogados que fez a modelagem da operação. “Esse projeto deve abrir o apetite de outras empresas com faturamento até R$ 250 milhões que querem se capitalizar via mercado de ações”, diz ele. A Senior Solution optou por fazer a abertura em duas fases: primeiro fez a listagem, no ano passado, e depois a colocação dos papéis. 


TAC ambiental
Geisa de Assis Rodrigues, procuradora da República, faz palestra na nova sede do Veirano Advogados em São Paulo, no próximo dia 25 de abril, em evento sobre Termo de Ajustamento de Conduta. Geisa é autora do livro Ação Civil Pública e Termo de Ajustamento de Conduta – teoria e prática. Ana Luci Grizzi e Elizabeth Fernandes, da área Ambiental do Veirano, debatem sobre compliance ambiental e redução de passivos, durante o encontro.


Luxo brasileiro
No próximo dia 24, o Pinheiro Neto Advogados promoverá um evento sobre a consolidação das marcas internacionais de luxo no país. O evento é promovido em parceria com a Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB). Além do sócio do Pinheiro Neto André Zonaro Giacchetta, também falarão no evento Rosângela Lyra, que é Diretora Geral da DIOR no Brasil e Presidente da Associação dos Lojistas da Oscar Freire, e Cláudio Diniz, vice coordenador da Comissão do Mercado do Luxo da CCFB.


Financiamento de projetos
O advogado José Virgílio Lopes Enei, sócio da área de Infraestrutura do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, apresenta na próxima semana uma palestra sobre financiamento de projetos. Organizada pelo Instituto Brasileiro de Direito Empresarial, a palestra será no dia 17 de abril, em São Paulo.


Educação corporativa
A advogada Fabiana França Pinto, do Aidar SBZ Advogados, será palestrante do seminário “Loteamentos: Aspectos Legais” no dia 16 de abril (terça-feira), na Central Prática Educação Corporativa. A especialista em Direito Ambiental apresentará painel sobre licenciamento de loteamentos. O evento tem como público-alvo loteadores, incorporadores, engenheiros, arquitetos, gestores de departamentos administrativos de construtoras e incorporadoras.


Jovens e unidos
Marco Orlandi, sócio do escritório Boccuzzi Advogados Associados, participará da conferência semestral da Associação Internacional de Jovens Advogados (Aija), que acontece em Helsinque, na Finlândia, de 22 a 25 de maio de 2013. O encontro terá como temas a arbitragem e disputas trabalhistas envolvendo multinacionais. Além da conferência em Helsinque, Orlandi irá participar do congresso anual da associação, que acontece em setembro em Buenos Aires.


Lei de resíduos
A Associação Brasileira de Facilities (Abrafac) e o Felsberg e Associados se uniram para fazer o 1º FM Debate. O evento, que abordará o tema “Nova Lei de Resíduos Sólidos – Riscos e Oportunidades para o Facility”, será no dia 30 de abril, no auditório do Felsberg, em São Paulo.

Domésticas em foco
A nova gestão da Escola Superior da Associação dos Advogados Trabalhistas do Distrito Federal (ESA-AATDF) fará seu primeiro evento. O tema abordado será a Emenda Constitucional 72/2012, apelidada de Emenda das Domésticas, e suas implicações no dia a dia dos trabalhadores e patrões. A ESA-AATDF é dirigida pelos advogados Mauricio de Figueiredo Corrêa da VeigaCláudio Santos Roberto Caldas Alvim, organizadores do evento, que ocorre no próximo dia 19 de abril, às 19h, no auditório do Conselho Federal da OAB, em Brasília.  


PELAS SOCIEDADES

O escritório Licks Advogados acaba de contratar a desembargadora aposentada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região Liliane Roriz. Ela é especialista em propriedade industrial e fará parte da equipe especializada do escritório, chefiado por Otto Licks. Liliane ficou durante 20 anos da magistratura. Antes disso, foi procuradora do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi).

Fabiana França Pinto, que já passou pela Nestlé e pelo Lacaz Martins, Pereira Neto, Gurevich, Schoueri Advogados é a nova advogada do escritório Aidar SBZ Advogados. Especialista em gestão ambiental e desenvolvimento sustentável, Fabiana foi consultora de empresas no desenvolvimento de ferramentas e processos de gestão ambiental e já atuou também com contratos e pareceres ambientais.

O advogado Gilson Pereira da Silva é o mais novo sócio do Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro & Scaff – Advogados. O profissional era coordenador do escritório em Macapá (AP) e, como sócio, continuará à frente da unidade, sendo responsável pelo atendimento de clientes de setores como mineração, bebidas e telecomunicações.

O advogado Luis Otávio Lobo, também sócio do Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro & Scaff – Advogados, deixou a administração legal do escritório para ser o responsável pelo gabinete que cuida das ações de massa que tramitam nos Juizados Especiais Cíveis. A administração legal do escritório passa a ser responsabilidade do advogado João Carlos Addário Júnior.

 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!