Direito homoafetivo

Senado francês aprova projeto sobre casamento gay

Autor

12 de abril de 2013, 16h36

O Senado francês votou nesta sexta-feira (12/4) a favor de legalizar a união homoafetiva e a adoção de crianças por casais homossexuais. A expectativa é que o projeto, com a decisão dos senadores, se torne lei até o meio do ano. A maioria dos pontos aprovados na Câmara também teve sinal verde do Senado. Pelas regras, as duas casas legislativas devem fazer nova leitura da matéria.

Os opositores são, principalmente, conservadores e alas católicas da Câmara. Já o grupo socialista, ligado ao presidente François Hollande, é entusiasta da iniciativa. De acordo com a ministra da Justiça do país, Christine Taubira, a norma faz com que as crianças que vivem com pais do mesmo sexo tenham proteções similares às dos filhos de casais heterossexuais. Os direitos homoafetivos estão entre as principais bandeiras do governo socialista.

As últimas pesquisas de opinião revelam que pouco mais da metade dos franceses defende o casamento gay. O apoio recua, no entanto, quando se trata da adoção de crianças, por exemplo. Está marcada para 26 de maio um novo protesto contra o casamento homossexual na França, organizado por grupos conservadores. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!