Outros nomes

Dezesseis cidades elegem prefeitos e vice-prefeitos

Autor

8 de abril de 2013, 21h23

Eleitores de 16 municípios, de sete estados, voltaram às urnas nesse domingo (7/4) para eleger prefeitos e vice-prefeitos. O novo pleito foi necessário nessas cidades porque os eleitos para os cargos em 2012, com mais de 50% dos votos válidos, tiveram o registro negado pela Justiça Eleitoral ou seus mandatos foram cassados. As eleições foram feitas normalmente, sem necessidade de troca de nenhuma urna eletrônica. Vejas quais foram os resultados:

Amapá
No Amapá, o município de Pedra Branca do Amapari elegeu Genival Gemaque (PR) como prefeito e Nanci de Souza como vice com 53,03% dos votos válidos. Dos 8.091 eleitores aptos a votar no pleito, 3.344 votaram em Genival e 2.962 em seu adversário, Wilson Sousa, que teve como vice Francisco Adriano Justino da Silva.

Paraná
Já no Paraná, os eleitores de Joaquim Távora elegeram Gelson Mansur Nassar (PSDB) e Valdeci Azarias (PSDB) como prefeito e vice-prefeito, respectivamente. Eles alcançaram 50,35% dos votos válidos.

Rio Grande do Norte
Dois municípios potiguares também escolheram novos prefeitos: Caiçara do Rio do Vento e Serra do Mel. No primeiro, Conceição Maria Gomes Lisboa Rocha (DEM) e Francisco Laecio Confessor (PR) foram eleitos com 56,31% dos votos válidos.

Em Serra do Mel, Fabio Bezerra de Oliveira (PMDB) e Erivaneide Zacarias (PP) foram eleitos com 53,08% dos votos contra 46,92%.

Minas Gerais
Em Minas Gerais, novos prefeitos foram eleitos em quatro municípios. Em Diamantina, Paulo Célio Hugo (PSDB) e Cássio Moreira (DEM) foram eleitos prefeito e vice-prefeito com 14.706 votos, representando 63,79%. Em segundo lugar ficaram os candidatos Ragosino Araujo (PTC)  e Ronaldo Ferreira da Silva(PTN), com 4.561 votos, sendo 19,78% do total. O terceiro candidato, Marcos Tibães (PT), que tinha como candidato a vice Marcílio Almeida (PC do B), teve 3.786 votos (16,42%).

No norte mineiro, os eleitores de São João do Paraíso elegeram Antônio de Oliveira Pinto (PSDB) e seu vice, Roberto César Mendes (DEM), com 6.237 votos (58,18%). O outro candidato, Antônio Caroba da Silva, e seu vice, Natalino Oliveira (ambos do PT), obtiveram  4.484 votos (41,82%).

Em Cachoeira Dourada, José Márcio Storti (PTB) e Ovídio Dantas (PMDB) foram eleitos com 1.412 votos, ou seja, 85,94% do total de votos válidos. O outro candidato, Ciro Soares, e seu vice, Ednilson Nascimento, ambos do PT, conseguiram 231 votos, alcançando 14,06%.

Já em Biquinhas, Carlos Alberto Pereira (PR) e seu vice, José Luiz Almeida (PMDB), obtiveram 1.311 votos (50,31%) e vão governar o município até 2016. O outro candidato, Cleiton Silva, e seu vice, Lucien Amaral (ambos do PSDB), conseguiram 1.295 votos (49,69%).

São Paulo
Em São Paulo, os eleitores de Coronel Macedo elegeram Edivaldo Neres de Meira (PSDB) e José Roberto Santinoni Veiga (PSDB) com um total 1.926 votos, o que corresponde a 50,26% dos votos válidos.

Em Eldorado, Eduardo Frederico Fouquet (PMDB) e Ivanir Poffo Beber (PMDB) foram vitoriosos ao somar 4.515 votos válidos (56,38%). Eles concorreram contra quatro adversários.

Com 56,51% dos votos válidos, Altemar Canelada Campos (PTB) e Hamilton Crepaldi Fodra (PP) foram eleitos, respectivamente, prefeito e vice-prefeito de Fernão-SP. Altemar e Hamilton conquistaram 773 votos dos eleitores do município.

Rio Grande do Sul
Os eleitores gaúchos de quatro municípios elegeram seus prefeitos: Triunfo, Tucunduva, Sobradinho e Fortaleza dos Valos.

Em Triunfo, Mauro Poeta (PMDB) e Gaspar Martins Dos Santos (vice-prefeito – PRB) superaram os candidatos Juvandir Pinheiro (PP) e alcançaram um total de 9.363 votos (49,34%).

Já em Tucunduva, Paulo Schwerz (PMDB) e seu vice Anildo Freddo (PMDB) disputaram o pleito com Mateus Busanello (PP) e Dionisio Fronza (vice-prefeito pelo PT) e venceram com 2.225 votos correspondentes a 52,32%.

Luiz Affonso Trevisan (PMDB) e Jurandir João Serena (PSB) derrotaram seus concorrentes para prefeitura de Sobradinho com 4.750 votos válidos (53,01%).

Os eleitores de Fortaleza dos Valos elegeram Adair Toledo (PDT) e Leonir José Barichello Cancian (PT), respectivamente, como prefeito e vice-prefeito do município. As urnas totalizaram 1.909 votos para esses candidatos, equivalente a 52,33% dos votos.

Bahia
Na Bahia, apenas um município fez novas eleições nesse domingo. Muquém do São Francisco tinha dois candidatos a prefeito, sendo que um deles, Márcio Mariano (PP), concorreu com o registro negado pelo juiz eleitoral, o que acarretou a anulação dos votos que recebeu.

O candidato Evandro dos Santos Guimarães (PT) foi o único que concorreu com o registro regular e alcançou 3.346 votos. Porém, foram contabilizados 3.768 votos nulos, representando 52,65% dos votos. Com informações da assessoria de imprensa do Tribunal Superior Eleitoral.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!