Formato eletrônico

TJ-AL começa a receber processos cíveis virtuais

Autor

4 de abril de 2013, 10h25

Na próxima segunda-feira (8/4), o Tribunal de Justiça de Alagoas começa a receber processos cíveis virtuais, originários ou em grau de recurso. Os criminais já são recepcionados virtualmente pela corte desde novembro de 2012. O início do recebimento virtual de casos cíveis também marca a data de atualização do Sistema de Automação do Judiciário, ferramenta para que advogados, promotores e defensores públicos encaminhem seus recursos ao TJ-AL.

A migração do processo físico, em papel, para o digital obedece o ato normativo 7, de 22 de fevereiro de 2013. Conforme estabelecido pelo ato da Presidência, a partir de 8 de abril, acontece a migração dos processos cíveis do Sistema de Automação do Judiciário SG3 para o SG5, reduzindo o tempo de ajuizamento de processos em meio eletrônico. 

Ainda de acordo com o ato normativo, os processos físicos em tramitação no TJ-AL estão sendo digitalizados paulatinamente. A validação do acervo é de responsabilidade do gabinete, câmara, distribuição e da diretoria adjunta de Assuntos Judiciários. Além de economizar com a redução do uso de papel e impressões, a expectativa é que o trâmite de processos seja mais ágil e transparente.

A virtualização das unidades Judiciárias em Alagoas começou em fevereiro de 2009. A Comarca de Maribondo foi totalmente virtualizada em 2010. Em setembro de 2012, foi a vez da 25ª Vara Cível de Família da Capital, localizada no Fórum Regional do Benedito Bentes. Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Alagoas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!