Exigência de concurso

TST nega vínculo de prestadores de serviço com Bacen

Autor

21 de setembro de 2012, 15h53

Funcionário que, antes da vigência da Constituição Federal de 1988, prestou serviço por longo período a Banco do Brasil, não tem vínculo empregatício — obtido somente por concurso público. Assim entendeu a 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho no caso de um recurso interposto por dois trabalhadores que prestaram serviços para o Banco Central entre 1967 e 1970.

Eles pretendiam ter o vínculo de emprego reconhecido. Sustentaram que a Constituição Federal de 1967 não exigia concurso público para admissão em empregos públicos, mas apenas para cargos públicos. Em Recurso de Revista ao TST, os empregados afirmaram ser possível o reconhecimento do vínculo, já que houve fraude na contratação pelo Banco Central, que utilizou empresa interposta para preencher postos de seu quadro.

A relatora, ministra Katia Magalhães Arruda, se baseou na Orientação Jurisprudencial 321 da SDI-1, que diz ser ilegal contratação anterior à Constituição, por meio de empresa interposta, que crie vínculo direto com o tomador do serviço, inclusive ente público. Ela explicou que, no caso do BC, mesmo não prevista na Constituição da época, a realização de concurso público para o ingresso no Banco Central já era exigida pelo artigo 52 da Lei 4.595/64.

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) também julgou improcedente o pedido dos trabalhadores. Entendeu que, mesmo não previsto na Constituição da época, o concurso público para o ingresso na autarquia federal já era exigido. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

RR-242200-07.1992.5.01.0021

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!