Pesquisa internacional

De Sanctis estuda lavagem de dinheiro em obras de arte

Autor

19 de setembro de 2012, 7h06

O desembargador Fausto Martin de Sanctis, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, está afastado de suas atividades jurisdicionais. Está nos Estados Unidos pesquisando a lavagem de dinheiro no mercado de obras de arte e aprimorando sua produção intelectual sobre o assunto.

Está feliz com a experiência. Conta que teve a oportunidade de escrever artigos e responder consultas de entidades norte-americanas. Também tem dado palestras em diversos lugares dos EUA, como Washington, onde está hospedado, Kansas City, Boston e Nova York, e em diversas instituições, como Nações Unidas, Harvard e Banco Mundial.

De Sanctis ganhou notoriedade por ter sido responsável pela condução judicial de midiáticas operações da Polícia Federal, como Chacal, Satiagraha e Castelo de Areia. O desembargador causou polêmica ao dar o aval jurídico a provas coletadas de formas consideradas ilegais pelo Superior Tribunal de Justiça.

Ele se programa para retornar ao Brasil no fim de outubro, quando volta às atividades da 7ª Turma de julgamento do TRF-3.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!