Direito na Europa

Empresa pode ser acionada no país de consumidor na UE

Autor

11 de setembro de 2012, 11h48

Spacca
Está cada vez mais fácil para os consumidores na Europa buscarem seus direitos. Na semana passada, o Tribunal de Justiça da União Europeia decidiu que consumidor pode processar empresa estrangeira no país onde ele mora, mesmo que tenha ido até a empresa para fechar contrato e concluir a compra. Os juízes decidiram que, desde 2002, não é mais necessário que o contrato de compra tenha sido assinado à distância — pela internet, por exemplo — para o cliente poder recorrer à Justiça do seu país em caso de direito violado.

Justiça em domicílio
A decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia foi tomada no processo de uma mulher que mora na Áustria, mas viajou até a Alemanha para comprar o carro. Já de volta ao seu país, ela constatou defeitos no automóvel e a empresa se recusou a trocá-lo. Para os juízes, o fato de o contato inicial ter sido feito enquanto a consumidora ainda estava na Áustria mostra que a concessionária, mesmo sediada na Alemanha, voltava sua publicidade para os austríacos. Por isso, pode ser acionada na Justiça austríaca. Clique aqui para ler a decisão.

Barrado a bordo
Um tribunal da Espanha condenou a companhia aérea Ryanair por impedir um guarda civil de embarcar armado. A empresa, que é irlandesa, defendeu que as regras da Irlanda proíbem armas de fogo nos aviões. Para a corte espanhola, no entanto, a companhia tinha de respeitar as regras da Espanha, que autorizam que agentes em serviço embarquem armados.

Troca de comando (1)
A Corte Europeia de Direitos Humanos elegeu, na semana passada, seu próximo presidente. O juiz Dean Spielmann, de Luxemburgo, assume o comando da corte no 1º de novembro, no lugar do britânico Nicolas Bratza, que deixa o tribunal no final de outubro. Spielmann está na corte desde junho de 2004 e deve cumprir mandato de três anos na Presidência.

Troca de comando (2)
A passagem do britânico Nicolas Bratza como presidente da corte europeia foi curta, mas necessária. Ele assumiu em novembro do ano passado, no meio de uma crise de relacionamento entre a corte e o Reino Unido. A escolha de um britânico para comandar o tribunal foi vista como uma maneira de atenuar a crise. E parece que deu certo. Se a corte não recuperou toda a sua credibilidade no Reino Unido, pelo menos acalmou o ânimo dos juízes e políticos britânicos.

Hora de mudar (1)
Neste mês, completa um ano que a Ucrânia está tentando reformar seu sistema judicial e legislativo para atender ao padrão exigido pelo Conselho da Europa. A reforma, que deve durar mais dois anos, é patrocinada pelo próprio conselho e pelos 47 países europeus que fazem parte dele. Vão ser gastos 22 milhões de euros (cerca de R$ 55 milhões) para combater a corrupção no Judiciário, garantir a liberdade de expressão, eleições livres e fortalecer a democracia no país.

Hora de mudar (2)
A nova democracia ainda deve demorar a chegar na Ucrânia. Neste primeiro ano de esforços concentrados para mudar o país, as reclamações contra violações de direitos humanos continuaram a pipocar no Conselho. A mais grave está sendo analisada pela Corte Europeia de Direitos Humanos. O tribunal julga se a ex-primeira-ministra Yulya Timoshenko, condenada e presa, foi vítima de perseguição política. Ela é a principal adversária do atual governo da Ucrânia. O Conselho da Europa já apelou ao país para libertar Yulya antes das próximas eleições parlamentares, marcadas para 28 de outubro.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!