Transparência eleitoral

TSE divulga lista de doadores das campanhas

Autor

8 de setembro de 2012, 12h50

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou a segunda parte da lista de doadores de campanha para as eleições municipais, que acontecem em um mês. No site do tribunal é possível ver as empresas e pessoas físicas que doaram para cada candidato por meio de uma pesquisa, que pode ser refinada por partido, candidato, estado e município.

A decisão de divulgar que financia as campanhas políticas é da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia. Ela explicou que é uma medida tomada de acordo com a Lei de Acesso à Informação, já que a Lei das Eleições determina que só na prestação final de contas é que os candidatos devem revelar seus financiadores.

Segundo dados do TSE, as eleições municipais de outubro preencherão 5.568 vagas para prefeito e 57.428 para vereador. Pelo país inteiro, são 15,4 mil candidatos a prefeito e 449,1 mil a vereador. O eleitorado é formado por 138,5 milhões de pessoas, 51,9% dos quais são mulheres e 47,9% homens. Cerca de 130 mil pessoas não informaram o sexo no preenchimento de seus cadastros eleitorais. Com informações da Agência Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!