Última edição

Grupo Estado anuncia fim do Jornal da Tarde

Autor

29 de outubro de 2012, 15h14

A última edição do Jornal da Tarde circulará na próxima quarta-feira (31/10). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29/10) pelo Grupo Estado, que edita o diário, fundado há 46 anos. O objetivo da decisão é “o aprimoramento do foco estrtégico” da empresa, diz nota publicada no site do grupo. As informações são dos portais Estadão e UOL.

De acordo com o Grupo Estado, o objetivo é investir na marca Estadão com uma estratégia multiplataforma integrada (papel, digital, áudio e vídeo e mobile), para levar maior volume de conteúdo a mais leitores, sem barreira de distância e custos de distribuição.

Nas últimas semanas, rumores davam conta do fim do jornal e desde a semana passada um abaixo-assinado circula na internet contra o encerramento do diário. Segundo o UOL, está marcada para esta segunda-feira (29/10) uma audiência entre representantes do Grupo Estado e a Justiça do Trabalho.

"Hoje, o meio jornal é a segunda mídia mais importante para a publicidade, com o dobro de participação do terceiro colocado. Daí a estratégia de focar no Estadão, principal marca do Grupo, e de investir em uma plataforma digital mais robusta e avançada", diz Francisco Mesquita Neto, diretor presidente do Grupo Estado.

Segundo o comunicado, o Jornal do Carro, suplemento publicado pelo JT, será incorporado pelo Estadão. A partir de 7 de novembro, o novo Jornal do Carro será a nova marca dos Classificados de Autos do Estadão. A seção será publicada também às quintas, sábados e domingos, e será uma plataforma multimídia de alcance nacional.

O fechamento do JT não é o primeiro caso de jornal que deixa de circular por problemas de custo. Em novembro de 2001, a Gazeta Esportiva anunciou o fim de sua edição impressa e publicação de todo seu conteúdo no site do jornal. Em agosto de 2010 foi a vez do Jornal do Brasil anunciar o fim de sua edição impressa, em setembro daquele ano. Seu conteúdo passou a circular na internet, com cobrança de assinatura mensal.

"O Estadão é o jornal número um na Grande São Paulo e, com essas mudanças, vai ficar ainda mais forte", diz Francisco Mesquita Neto. "O Grupo Estado agradece aos leitores do Jornal da Tarde por todos os anos de convivência, aos anunciantes, pelo apoio com que sempre nos prestigiaram, e a todos os profissionais que participaram dessa história: jornalistas, colunistas, publicitários, equipe de arte, integrantes das áreas comercial e administrativa, e das áreas de produção e distribuição", finaliza Mesquita Neto.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!