Eleições 2012

TSE registrou apenas 11 prisões por crimes eleitorais

Autor

28 de outubro de 2012, 14h31

O Tribunal Superior Eleitoral registrou apenas 11 prisões por crimes eleitorais neste domingo (28/10). No total, houve 120 ocorrências de irregularidades, mas 109 delas não resultaram em prisões. Os números estão em boletim divulgado pelo TSE às 14h. Não há candidatos envolvidos nas ocorrências.

Boca de urna e divulgação de propaganda, proibidas no dia das eleições, foram os maiores motivos do registro de ocorrências. Nove pessoas foram presas no Rio de Janeiro por fazer boca de urna. Foram registradas outras 45 ocorrências da irregularidade, mas sem prisão. A divulgação ilegal de propaganda foi maior em Minas Gerais, onde se registraram 41 casos.

Neste domingo, são feitas eleições, em segundo turno, em 50 cidades brasileiras, entre as quais 17 das 26 capitais do país. A previsão do TSE é a de os eleitores já saibam o resultado das eleições antes das 22h.

As eleições transcorrem em clima de tranquilidade. Houve a substituição de apenas 191 urnas em todo o país e não foi necessário, até agora, o uso de voto manual.

Em entrevista à revista Consultor Jurídico, publicada neste sábado (27/10), a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, falou sobre as preparações para o segundo turno. Também respondeu a perguntas sobre Lei da Ficha Limpa, prestação de contas, financiamento de campanhas, entre outros temas.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!