Eleição informatizada

Segundo turno terá mais de 96 mil urnas eletrônicas

Autor

27 de outubro de 2012, 7h36

A Justiça Eleitoral vai enviar um total de 96.140 urnas eletrônicas para os 50 municípios onde haverá eleição em segundo turno para prefeito neste domingo (28/10). O número de equipamentos inclui as urnas de justificativa — aquelas que poderão ser usadas caso algum equipamento apresente problemas no dia e necessite ser substituído.

Segundo o TSE, o pleito brasileiro de 2012 é a maior eleição informatizada do mundo. Considerando o primeiro e segundo turnos, são 138.544.348 eleitores, 480 mil candidatos, cerca de 2 milhões de mesários e 3.011 juízes eleitorais, presentes desde o início do processo eleitoral nos respectivos cartórios eleitorais.

Outro número significativo das eleições deste ano é a identificação biométrica. Mais de 7,7 milhões de eleitores de 299 cidades brasileiras já puderam ser identificados por meio das impressões digitais no momento da votação nestas eleições municipais. Desse total, três cidades terão segundo turno no próximo domingo: Curitiba (PR), Porto Velho (RO) e Jundiaí (SP). A expectativa do TSE é que até 2018 todos os eleitores brasileiros possam votar após serem identificados pelas impressões digitais. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!