Eleições municipais

PMDB elege o maior número de prefeitos do país

Autor

7 de outubro de 2012, 19h13

Colocar Fernando Haddad no segundo turno em São Paulo deve ter servido para aliviar todos os sofrimentos do PT nestas eleições municipais. O partido da presidente Dilma e do ex-presidente Lula foi mal nos principais redutos eleitorais do país. Perdeu em primeiro turno em Belo Horizonte, ficou fora do segundo turno em Recife e até em Salvador, onde passou para a segunda rodada, Nelson Pelegrino ficou atrás do rival ACM Neto, do DEM.

Em números gerais, apurados os resultados em 77% das 5.568 cidades brasileiras, o PMDB se consolida como o grande partido municipal do país, confirmando já sua hegemonia em 734 municípios. Em segundo lugar fica o PSDB com 506 prefeituras conquistadas e em terceiro o PT com 468.

O PSB, que está em sexto lugar, com313 municípios, confirma mais uma vez seu bom desempenho nas capitais, podendo eleger já em primeiro turno o prefeito de Belo Horizonte e colocar no segundo turno os candidatos de outras cinco capitais.

Grande surpresa nessas eleições pode ser considerado o desempenho do PSD, o partido do prefeito Gilberto Kassab, de São Paulo. Em sua primeira participação eleitoral, o partido ocupa a quarta posição e já fez 347 prefeitos, mesmo número do PP, de Paulo Maluf, e vai superando com folga o DEM, de onde ele saiu para fazer carreira solo

Prefeitos eleitos
Apuração concluída em 47 % das cidades

Partido

Prefeitos

PMDB

734

PSDB

468

PT

472

PP

347

PSD

347

PSB

316

PDT

221

DEM

213

PTB

209

PR

193

 [Texto atualizado às 22h13]

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!