Planejamento Estratégico

Publicado Plano Diretor do Sistema de TI da Justiça

Autor

5 de outubro de 2012, 20h59

A Resolução 207/2012, que trata do Plano Diretor do Sistema de Tecnologia da Informação da Justiça Federal (PDTI-JUS) para o biênio 2012-2014, foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (4/10). O ato normativo detalha iniciativas para desenvolvimento e implementação como desdobramento do Planejamento Estratégico da Justiça Federal e do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação.

O intuito do PDTI-JUS é identificar iniciativas necessárias ao alcance das metas nacionais e dos objetivos da Justiça Federal, criando condições para uma gestão eficiente dos recursos de Tecnologia da Informação.

Com a instituição do plano, a partir de agora, as unidades de TI da Justiça Federal e do CJF irão elaborar propostas de ações para cada iniciativa. Essas sugestões serão submetidas, a cada quatro meses, ao Comitê Gestor do Planejamento Estratégico da Justiça Federal, para manifestação, validação e priorização. O PDTI poderá ser revisado e atualizado, anualmente, no decorrer do biênio. A aquisição de bens e serviços necessários à adoção das iniciativas será precedida de parecer técnico do Comitê Gestor criado pela Resolução CJF 88/2009, de acordo com o planejamento quadrimestral.

As principais diretrizes para elaboração do PDTI-JUS vêm da Resolução 88, do Conselho, que dispõe sobre a organização do Sistema de Tecnologia da Informação da Justiça Federal. Entre elas, estão: estabelecimento de políticas de segurança de TI; definição de padrões metodológicos para desenvolvimento de softwares; garantia de compatibilidade, conectividade e interoperabilidade de equipamentos e softwares; priorização dos investimentos em programas públicos, preferencialmente, de código aberto; e criar, fomentar, unificar e administrar a rede de comunicação de dados da Justiça Federal.

O ato normativo foi aprovado pelo Conselho da Justiça Federal, na última sessão (24/9). Com informações da Assessoria de Imprensa do CJF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!