Escolha da direção

Amatra-RS promove showmício nesta sexta em Porto Alegre

Autor

4 de outubro de 2012, 17h54

Será com casa cheia que a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra-RS) fará, nesta sexta-feira (5/10), o “Showmício das Diretas nos Tribunais”. O evento, que ocorre às 20 horas, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, integra campanha da Associação pelas eleições diretas para os cargos de presidente e vice dos tribunais do país. Mais de mil convites foram distribuídos pela entidade para o ato público, que será animado pelo cantor Nei Lisboa e banda.

A data escolhida para o showmício tem um significado especial. Nela, há 24 anos, era promulgada a Constituição Federal do Brasil, também conhecida como Constituição Cidadã.

A iniciativa tem por objetivo instituir um processo democrático de participação direta de todos os juízes na gestão dos tribunais, em benefício da sociedade. Conforme alerta o presidente da Associação, Daniel Nonohay, ainda hoje os tribunais são geridos por pessoas eleitas por uma pequena parcela representativa de magistrados, num processo antigo e ultrapassado de escolha que não mais se adequa ao espírito plural que rege a democracia brasileira.

No Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), por exemplo, apenas 48 desembargadores elegem a administração do órgão. Se as eleições diretas forem implantadas, 287 magistrados, quase seis vezes o atual quadro de eleitores, ficariam responsáveis pela escolha.
 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!