Revisão de subsídio

juízes federais param por dois dias em novembro

Autor

3 de outubro de 2012, 14h19

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) decidiu pela greve de seus integrantes em assembleia geral extraorinária esta semana. A paralisação está marcada para os dias 21 e 22 de novembro deste ano e tem como principal reivindicação a melhoria nos salários da magistratura federal.

Para o presidente da Ajufe, o juiz federal Nino Toldo, a paralisação reflete o sentimento de desvalorização pelo magistrado. Ele explica que é uma das medidas para chamar atenção para a situação da magistratura e para exigir tratamento mais adequado.

Nino Toldo se diz contra a geve como forma de pressionar o poder público com suas demandas. Entretanto, respeita a decisão da maioria, manifestada em assembleia. “Há dentro da magistratura muitos associados favoráveis à paralisação por tempo indeterminado”, ressalta. Para ele, uma solução amigável seria o melhor.

Na assembleia foram aprovadas medidas como a recomposição integral das perdas inflacionárias do subsídio em 28,86%, a implantação do adicional por tempo de serviço e o alinhamento remuneratório entre a magistratura federal, o Ministério Público da União e as carreiras de juiz estadual.

A recomposição de 28,86%,alega a Ajufe, diz respeito às perdas inflacionárias do subsídio desde a sua adoção em 2005, período em que os magistrados federais só tiveram 9% de reajuste contra uma inflação de 40% (INPC do IBGE). A assembleia geral extraordinária foi precedida de reuniões preparatórias nos estados, onde foram apresentadas propostas de mobilização e de reivindicações.

Cerca de 750 juízes federais, que representam quase 50% dos associados, aprovaram, além da paralisação de dois dias, a decretação do “Estado de Mobilização”, o “Dia de Mobilização” até 15 de outubro e a não participação da “Semana de Conciliação”, de 7 a 14 de novembro. A Ajufe realizou a assembleia em duas formas: presencial, na última segunda-feira (1º/10), e a eletrônica, até as 19h desta terça-feira (2/10). Com informações da Assessoria de Imprensa da Ajufe.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!