Sucesso depende de decisões certas no tempo certo
30 de novembro de 2012, 13h31
“Toma conselhos com o vinho, mas toma decisões com a água.”
Benjamin Franklin
A maior luta da advocacia é evitar o rótulo desagradável de se tornar uma commodity. Sendo um tomador de decisões você pode antecipar-se a isto, construir a diferenciação e a criar e executar projetos em alta velocidade.
Não podemos jamais ignorar o timing e a influência que ele representa em uma cadeia lógica de acontecimentos. Ser um líder de alto nível na advocacia é buscar melhoria constante e manter a excelência nos diversos aspectos da banca.
Se existe uma palavra de ordem, ela se chama Execução. É o que no fundo difere uma banca de outra na percepção do cliente. Não raras vezes um advogado é genial, intelectualmente brilhante, competente na gestão, mas não é reconhecido. O que adianta ser brilhante e não conseguir dar materialidade (percepção) a um projeto extraordinário?
Os problemas residem mais na gestão de tempo, nos métodos de delegação e desenvolvimento de novas ideias do que o refinamento intelectual. Novamente é o tempo das coisas e a capacidade de colocar e executar projetos que faz toda a diferença. Não pense demais — faça. Se seus instintos apontarem para uma determinada direção — siga-os.
Matriz simplificada de decisã
É comum imaginar que desenvolver um plano é altamente complexo. Dependendo do que estiver em jogo é mesmo, mas um simples modelo como a matriz abaixo resolve muitos problemas, estabelece um cronograma de execução para que cause o impacto que um escritório está se movimentando deseja. Não existe uma regra exata — mas é básico uma dose de coragem para fazer acontecer — mesmo que às vezes possamos errar. Quem não erra, jamais será uma banca renomada ou possuirá uma marca pessoal de alto nível.
Então, é melhor partir para o ataque ao invés de esperar passivamente os acontecimentos.
Tema | O que? | Por que? | Quando? | Como? | Quem? |
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A | |||||
B | |||||
C | |||||
D |
Matriz exemplo de decisão
Para 2013, sugerimos que você trabalhe com o quadro abaixo. Nele você pode preencher a coluna de metas e resultados esperados. É um modelo simplificado, mas irá ajudar e muito o seu projeto O marketing jurídico tradicional utiliza 5 ações a serem desenvolvidas e cada uma com seu cronograma (início/fim), quem será o responsável e os resultados esperados. Este modelo pode ser aplicado a diversas outras questões do escritório.
</style</style</style</style</style</style</style</style Tema |
</style</style</style</style</style</style</style</style Comentários |
</style</style</style</style</style</style</style</style Liste 5 Ações para 2013 |
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</style</style</style</style</style</style</style</style Mercado Jurídico |
</style</style</style</style</style</style</style</style Fornece a alta expertise para a carreira jurídica e para a carreira jurídica. |
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</style</style</style</style</style</style</style</style Mercado Convencional |
</style</style</style</style</style</style</style</style Estabelece o foco, as estratégias de serviços e a linha de informações críticas a serem acompanhadas para gerar serviços personalizados |
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</style</style</style</style</style</style</style</style Concorrência |
</style</style</style</style</style</style</style</style Abastece o profissional com ideias de advocacia regional, nacional e internacional. |
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</style</style</style</style</style</style</style</style Clientes |
</style</style</style</style</style</style</style</style A matriz de quase tudo o que se tem na advocacia é algo que o seu cliente (ativo, inativo ou prospecção) identificou antes. É nele que as esferas jurídicas vão bater. Aprender a ouvir o cliente e a desenvolver formatos, para criar produtos e serviços é o caminho para ser inovador. |
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</style</style</style</style</style</style</style</style Equipe |
</style</style</style</style</style</style</style</style Sócios, advogados, estagiários, administrativos possuem uma visão ímpar do ambiente onde atuam, e ouvi-los faz parte de um projeto de marketing de relacionamento. |
Com foco bem definido podemos eleger a prioridade de cada assunto e desenvolver o plano de execução. O segredo está na capacidade de tomar decisões, que está diretamente relacionada com a organização da informação, das variáveis e da visão de curto, médio e longo alcance. Este modelo de raciocínio para montar as estratégias devem ser os mesmos.
Criar e não fazer é não criar. Não existe meio termo. Inegociável.
O tempo das coisas é que define os vencedores no meio jurídico e quanto mais postergarmos as decisões, maior a probabilidade de ficarmos para trás na grande guerra por espaço e posicionamento que a advocacia moderna se tornou. É o timing da gestão legal que pode ser prejudicado por falta de reuniões bem conduzidas, por sócios que travam as estratégias, por desalinhamento de objetivos. E o preço disto é deixar de crescer e se desenvolver por demorar demais para reagir às demandas do mercado.
Lembrem-se do seguinte mantra: mantenha a simplicidade, defina as prioridades, não tire os olhos da busca pela excelência e execute!
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