Sem filas

OAB-SP quer implantar voto por computador

Autor

30 de novembro de 2012, 15h14

Passada mais uma eleição feita em cédulas de papel na seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo, o presidente da entidade, Luiz Flávio D’Urso, afirmou que irá instalar, nesta sexta-feira (30/11), uma comissão de estudos para implantação do voto por computador. As votações na última quinta-feira (29/11) fizeram com que o eleitor enfrentasse filas de até 40 minutos e tiveram demora na apuração — que até a tarde de sexta-feira ainda não estava concluída. 

“Não quero mais este sacrifício da votação manual que passamos agora", afirma o presidente da entidade. Segundo D’Urso, o anúncio foi feito somente depois das votações "para não haver exploração como se esta fosse uma medida eleitoral”.

Ele justifica a medida afirmando o números de eleitores em São Paulo cresceu muito — atualmente, são mais de 240 mil advogados inscritos — e que a cidade, por ser uma metrópole, possui diversos problemas que dificultam a votação presencial, como falta de infraestrutura em locais de votação e o trânsito.

A nova fórmula que D’Urso propões permitirá que o advogado vote de seu computador, utilizando a certificação digital que hoje é usada para o peticionamento eletrônico. “A medida evitará o deslocamento, o trânsito, o calor e tudo a que está sujeito o nosso eleitor. Além disso, irá agilizar a apuração”, afirma.

De acordo com dados da própria OAB-SP, somente no município de São Paulo, 87 mil advogados ainda não possuem certificação digital, ítem que será obrigatório para realizar a votação por computador, caso seja implementada.

A certificação tem sido exigida por tribunais de todo o país nos processos eletrônicos. Em São Paulo, a partir da próxima segunda-feira (3/12) o Fórum João Mendes todas as ações somente poderão ser distribuídas por peticionamento eletrônico, o que torna imprescindível a aquisição de certificado digital.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!