Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

"Máfia dos advogados"

OAB vai denunciar ministra do Meio Ambiente

A Ordem dos Advogados do Brasil vai apresentar denúncia ao Comissão de Ética da República contra a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, por grave ofensa à advocacia. Durante entrevista à TV Centro-América, em Mato Grosso, ao lançar o sistema de atuação eletrônica para coibir crimes ambientais, a ministra declarou que o sistema servirá para “acabar com a máfia dos advogados”, cuja atividade, segundo ela, se destina a “tirar dinheiro das pessoas e não leva a solução nenhuma, mas ao atraso burocrático”.

Uma cópia da entrevista já está em mãos do presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, que não descartou, inclusive, medidas criminais contra a ministra, por atacar o direito de defesa. “É muito grave uma declaração como esta, dada por uma autoridade pública de quem se espera responsabilidade e compromisso com o devido processo legal”, afirmou Ophir.

“Não somos contra, muito pelo contrário, ao combate efetivo a quem degrada o meio ambiente, e, nesse sentido, a OAB sempre colaborou com as políticas de preservação. No entanto, não podemos permitir que a ministra transfira para a advocacia a ineficiência de sua pasta. Pelo que isso pode representar ao direito de defesa, fundamental a qualquer cidadão, inclusive ela própria, as declarações da ministra são irresponsáveis e criminosas”, declarou Cavalcante.

O dispositivo eletrônico anunciado pela ministra será utilizado em campo pelos fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para computar os dados relativos às autuações. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB.

Revista Consultor Jurídico, 30 de novembro de 2012, 18h12

Comentários de leitores

2 comentários

Mesmo que nada

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Ora, a Ministra apenas segue a linha do PT, no sentido de exterminar tudo que possa significar alguma possibilidade de controle de modo a garantir a independência do cidadão comum. Na "sociedade petista" há apenas dois grupos de pessoas, os aliados e os não alinhados (inimigos), e contra esses tudo pode. Ingressar com representação ética, a ser julgada por outros petistas, é o mesmo que absolutamente nada.

Quem é ela????

Eduardo.Oliveira (Advogado Autônomo)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Izabella_Teixeira

Comentários encerrados em 08/12/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.