Guerra Suja

Argentina decreta prisão de 35 por crimes na ditadura

Autor

22 de novembro de 2012, 1h26

A Justiça argentina determinou a prisão de 35 pessoas acusadas de crimes contra a humanidade na província de Mendoza durante a ditadura militar (1976-1983), informou nesta terça-feira (20/11) o grupo humanitário Hijos (de desaparecidos). Segundo o grupo, nove pessoas já foram detidas e levadas para a penitenciária de San Rafael, em Mendoza. As informações são da agência AFP.

As ordens de prisão foram firmadas pelo juiz federal Eduardo Puigdengolas, após o primeiro julgamento por crimes contra a humanidade durante a ditadura feito em 2010 em San Rafael. Entre os detidos estão dois ex-delegados, seis ex-agentes da polícia e um conhecido locutor da região, Edgard Martín Ferreyra.

Segundo o Hijos, também foi decretada a prisão do padre Franco Revérberi. O grupo afirma que ele está na Itália e que já existe pedido de captura internacional contra ele. No julgamento anterior, Revérberi, capelão militar em Mendoza em 1980, foi acusado por testemunhas e sobreviventes de visitar os calabouços de um campo clandestino de detenção e tortura.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!