Eleições na OAB

Tullo Cavallazzi Filho é eleito presidente da OAB-SC

Autor

20 de novembro de 2012, 13h33

O advogado Tullo Cavallazzi Filho, de Florianópolis, é o novo presidente da seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil. Ele venceu as eleições com 55% dos votos de um colégio eleitoral de cerca de 20 mil advogados aptos a votar. Cavallazzi, com o vice Marcus Antônio Luiz da Silva, assume dia 1º de janeiro para um mandato de três anos. A presidência da Caixa de Assistência dos Advogados (Caasc) será ocupada pelo Conselheiro Federal Paulo Marcondes Brincas.

A vitória começou a ser construída logo após as eleições de 2009, quando a oposição disputou o pleito dividida, atingindo, as duas chapas juntas, 55% dos votos. A partir daí, uma série de conversas culminou com a união dos dois grupos oposicionistas, pavimentando o caminho para a vitória. Contribuiu para o resultado desta segunda-feira (19/11) um "racha", desta vez na situação, levando dois conselheiros federais — Paulo Marcondes Brincas e Rafael Horn — e um estadual — Celso Bedin — a romperem com a atual direção da OAB-SC e juntarem-se à oposição. Foi a primeira vitória da oposição em 20 anos.

“Este é um dia histórico para a OAB-SC, pois os advogados disseram que desejam mudanças profundas na sua entidade. Nosso desafio, a partir de janeiro, será unir a categoria e começar um novo capítulo na história da Ordem”, disse o presidente eleito. Tullo destaca como prioridades a criação de um Portal da Transparência, redução da anuidade — a mais cara do País — e autonomia para as subseções.

Tullo Cavallazzi Filho (presidente) — OAB/SC 9212
Advogado militante há 18 (dezoito) anos. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especializado em direito empresarial pela Universidade do Sul do Estado de Santa Catarina, é Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Autor de quatro livros na área de direito empresarial. Foi professor de Direito Privado no Curso de Direito da UFSC e também na Academia Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. Presidiu a Academia Catarinense de Direito Empresarial. Foi Conselheiro Jurídico da Câmara Italiana de Indústria e Comércio do Estado de Santa Catarina e membro integrante da Comissão de Cultura e Profissionalização da OAB-SC. Atua na área do Direito Empresarial e também do Direito Desportivo, tendo sido Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Catarinense de Motociclismo. É membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), com sede no Rio de Janeiro.

Marcus Antônio Luiz da Silva (vice) — OAB-SC 4688
Advogado militante em Brusque e região. Advoga desde 1983, com exclusividade, dando continuidade ao escritório do seu falecido pai, existente desde 1957. Graduado em Direito pela UFSC. Pós-graduado em Direito do Estado e em Direito Processual Civil. Especializado em Direito Eleitoral. Foi duas vezes Presidente da Subseção de Brusque, duas vezes Conselheiro Estadual e duas vezes Conselheiro Federal, tendo integrado a Segunda Câmara do Conselho Federal da OAB e participado da Comissão Nacional de Combate à Corrupção. Foi professor de Direito Processual Civil na UNIFEBE.

Paulo Marcondes Brincas (Caasc) — OAB-SC 6599
Advogado militante em Florianópolis, com atuação nas áreas do Direito Civil e Empresarial. Graduado em Direito (1988) e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde lecionou Direito Civil e Comercial de 1992 a 2001. Professor de direito civil e comercial na Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC), de direito empresarial na Escola da Magistratura do Instituto dos Juízes Federais de Santa Catarina, no Instituto Professor Luiz Flávio Gomes (IELF TV JURÍDICA), em São Paulo, e no curso JusPoduvm, em Salvador. É co-autor da obra Comentários à Nova Lei de Falências, da Editora Quartier Latin, coordenada pelo Professor Newton De Lucca (USP). Atualmente é Conselheiro Federal da OAB por Santa Catarina.

Veja os resultados das seccionais onde já terminaram as eleições:

Seccional Presidente eleito Situação ou oposição
Paraná Juliano Breda Situação
Rio Grande do Sul Marcelo Machado Bertoluci Situação
Rondônia Andrey Cavalcante Oposição
Tocantins  Epitácio Brandão Lopes Situação
Santa Catarina Tullo Cavallazzi Filho Oposição
Ceará Valdetário Monteiro Situação
Rio Grande do Norte Sérgio Eduardo da Costa Freire Situação
Pernambuco Pedro Henrique Braga Reynaldo Alves Situação
 

 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!