Crime do Facebook

Adolescentes são condenados por encomendar morte

Autor

13 de novembro de 2012, 10h36

Dois adolescentes holandeses foram condenados, na segunda-feira (12/11), por terem encomendado o assassinato de uma garota de 15 anos por causa de uma discussão ocorrida por meio do Facebook. As informações são da Folha de S.Paulo.

O caso, que chocou a Holanda e ficou conhecido como o "o crime do Facebook", gerou controvérsia sobre o papel das redes sociais na violência. Os condenados, Polly W. e Wesley C., são uma adolescente de 16 anos e o ex-namorado dela, de 18.

Conforme a sentença de um tribunal da cidade de Arnhem, os dois passarão dois anos em um centro de detenção de menores e, depois, mais três anos em uma instituição psiquiátrica.

Segundo o processo, as duas adolescentes trocaram insultos sobre suas vidas sexuais durante semanas, no Facebook.

O casal, então, também via Facebook, contratou um quarto adolescente, que tinha à época 14 anos, para matar a vítima por 100 euros.

O homicídio aconteceu em janeiro passado, na casa da vítima, Joyce Winsei Hau, esfaqueada à morte. O pai, que tentava protegê-la, também foi ferido e morreu no hospital cinco dias depois.

O julgamento
O assassino foi condenado em setembro passado a um ano de prisão em um centro para menores — a pena máxima para sua idade, no país.

Os julgamentos na Holanda envolvendo menores costumam ocorrer a portas fechadas, mas o do adolescente aconteceu publicamente porque os juízes entenderam que era do interesse da sociedade saber os detalhes.

No caso de Polly, o julgamento não foi aberto em razão de relatórios apresentados por um psicólogo e um psiquiatra. Os três réus foram julgados como adolescentes, e não como adultos, como queria a acusação.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!