Cadeira 17

Eros Grau toma posse na APLJ nesta terça-feira

Autor

22 de maio de 2012, 16h43

A Academia Paulista de Letras Jurídicas (APLJ) dará posse ao ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Eros Grau, nesta terça-feira (22/5), às 17 horas, no Teatro CIEE (Rua Tabapuã, 445 – Itaim Bibi – São Paulo). Quarto ministro do STF nomeado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e autor de extensa bibliografia sobre Direito, Eros Grau ocupará a cadeira nº 17 que tem como patrono o professor Otávio Bueno Magano.

Gaúcho da cidade de Santa Maria, Eros Grau fez carreira em São Paulo, formando-se em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, doutorando-se pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (USP), onde também foi professor.

É autor dos livros O Direito Posto e o Direito Pressuposto e Ordem Econômica na Constituição de 1988, entre outros. Fora do âmbito jurídico, escreveu Triângulo no ponto, um romance erótico sobre as aventuras (sexuais e não sexuais) de três jovens.

Com uma longa carreira, Eros Grau advogou de 1963 até 2004, quando foi nomeado ministro do STF. Foi consultor da Bancada Paulista na Assembleia Nacional Constituinte de 1988 e membro da Comissão Especial de Revisão Constitucional, nomeado pela Presidência da República. No exterior, foi professor visitante da Université de Montpellier e da faculdade de direito da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Atualmente, ele voltou para a advocacia.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!