Quinto do MP

Júlio Finger será empossado no TJ-RS segunda-feira

Autor

19 de maio de 2012, 14h36

Às 14h desta segunda-feira (21/5), será realizada a cerimônia de posse do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Júlio César Finger. Ele assume em vaga reservada ao Ministério Público, integrando o quinto constitucional, dispositivo da Constituição Federal que estabelece que um quinto dos membros de tribunais seja composto por advogados e membros do MP.

Natural de Caxias do Sul, o novo desembargador é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) e mestre em Instituições de Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Antes de ser indicado em lista tríplice pelo MP e ser escolhido pelo governador Tarso Genro, Finger foi advogado, professor universitário e auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ingressou no Ministério Público como promotor em 1989 e foi promovido a procurador de Justiça em 2010. Ao ser promovido a desembargador, estava exercendo a função de secretário-geral do MP-RS.

A cerimônia oficial acontece no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, localizado à Av. Borges de Medeiros, 1565, 12º andar, em Porto Alegre. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-RS.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!