Perda de profissionais

Vencimentos baixos tornam Judiciário pouco atraente

Autor

10 de maio de 2012, 17h42

“O Poder Judiciário sofre um processo de desprofissionalização, com perda de quadro para outras carreiras mais atrativas financeiramente”. A avaliação do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto, dá o tom das reuniões entre ele e os demais presidentes dos tribunais superiores.

Na última terça-feira (8/5), Ayres Britto encontrou-se com os presidentes do Superior Tribunal de Justiça, ministro Ari Pargendler, e do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen. Em pauta estava a articulação de negociações sobre os vencimentos dos juízes e dos servidores do Poder Judiciário.

Depois dessas reuniões, o presidente do STF afirma que pretende “sair a campo” para retomar as negociações com o Legislativo “de forma focada”, com base em dados técnicos fornecidos pelo Conselho Nacional de Justiça. "A ideia é desenvolver regulamentação uniforme para toda a Justiça, depois de ouvidos os ministros do STF, os Tribunais Superiores, o CNJ e as associações de classe", afirmou o presidente do CNJ.

Atualmente, o chamado plano de carreira do Judiciário é objeto do Projeto de Lei 6.613/2009, na pauta da Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados. Ele altera dispositivos da Lei 11.416/2006, último instrumento a regular as carreiras dos servidores do Judiciário e a fixar vencimentos. Com informações da Agência CNJ de Notícias.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!