Seminário internacional

Gabriel Wedy discursa sobre independência da Justiça

Autor

8 de maio de 2012, 20h15

A independência do Poder Judiciário e a liberdade de imprensa na América Latina foram tema de palestra apresentada pelo presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, durante evento ocorrido na cidade de Miami, nos Estados Unidos, na última quarta-feira (2/5).

A 3ª Cumbre de Medios de Comunicación – “Cumbre de La Propried Intelectual”, foi realizada pela Certal-Flam (entidade que congrega associações de juízes das Américas) e pela Universidade de Miami (EUA).

Wedy ressaltou que a liberdade de imprensa, ao lado da independência do Poder Judiciário, são pilares do Estado Democrático de Direito. “Sem Poder Judiciário independente e imprensa livre não temos regime republicano e a possibilidade de implementar garantias constitucionais de liberdade, igualdade e fraternidade”, disse.

No último ano, os presidentes dos Sindicatos de Juízes da Espanha, Itália e Portugal vieram ao Brasil prestar solidariedade no protesto nacional realizado pela Ajufe em defesa de maior segurança para os juízes e dos direitos e prerrogativas da magistratura. Nos últimos anos, quatro juízes foram assassinados no país. Com informações da Assessoria de imprensa da Ajufe.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!