Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Índice por candidato

Faculdades federais aprovam mais no Exame de Ordem

Por 

Das 20 instituições do ensino do Direito que, em termos relativos, mais aprovaram no VI Exame de Ordem Unificado, 13 são federais. A lista divulgada nesta terça-feira (8/5) mostra que a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) foi a que apresentou a melhor relação entre candidatos presentes e aprovados, com um índice de 86,27%. Participaram da prova 102 candidatos, e foram aprovados 88.

Ainda de acordo com o ranking, ocupam as quatro próximas colocações a Universidade Federal da Paraíba (84,48%), Fundação Universidade Federal de Viçosa (80%), Universidade Federal de Goiás (79,69%) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (79,31%).

As universidades públicas, por aproveitamento, ocupam 19 dos primeiros 20 lugares. A FGV do Rio foi a única instituição privada a entrar na lista das 20 melhores.

A única das instituições que inscreveu mais de 200 alunos na prova e que aparece na lista das 20 com melhor índice é a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo. A faculdade das Arcadas ocupa o 12º lugar na lista, com 273 bacharéis presentes e 203 aprovadas, obtendo um índice de aprovação de 73,02%. A unidade do interior da USP, de Ribeirão Preto, ficou na frente, com 22 inscritos e 17 aprovados — o índice de aprovação foi de 77,27%.

Minas Gerais é o estado que aparece mais vezes no ranking das 20, com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UJFJ), a Fundação Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 76,55% de aprovação, e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com 69,09%.

São cinco as faculdades de Direito do Nordeste que aparecem na lista: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com 77,5% de aprovação, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com 77,46%, Universidade Federal de Sergipe (UFS), com 70,83%, e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com 69,57%.

A Escola de Direito do Rio de Janeiro é a única instituição privada que aparece na lista, com 39 alunos presentes no dia da prova e 29 aprovados, com um índice de sucesso de 74,36%.

Números absolutos
A Universidade Paulista (Unip) foi a que mais inscreveu candidatos: 4111. Desses, foram aprovados 470, ou 13%. Com isso, a instituição conquistou o terceiro lugar na lista das faculdades que mais aprovaram, em números absolutos. A instituição que mais aprovou bacharéis, em números absolutos, é a Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. Prestaram o Exame de Ordem 3011 alunos, dos quais 550 foram aprovados, ou 18%.

A segunda instituição que mais aprovou estudantes, atrás da Estácio, foi a PUC-Minas. Dos 1340 bacharéis, 533 foram aprovados, o que equivale a 39%. A Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, teve 49,39% de seus alunos aprovados — dos 733 bacharéis que prestaram a prova, 362 passaram na segunda fase. Com isso, a faculdade fica em quarto lugar, em termos absolutos.

O ranking completo de todas as instituições de ensino pode ser acessado aqui.

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 8 de maio de 2012, 13h40

Comentários de leitores

4 comentários

Correção

Maylon (Estudante de Direito - Administrativa)

A Universidade Federal do Acre - UFAC não está situado na Região Nordeste e sim na Região Norte, conforme relatado na matéria, inclusive a única instituição da Região Norte presente na lista, infelizmente.

Má qualificação no ensino jurídico privado.

Paulo Henrique Vieira (Advogado Sócio de Escritório - Tributária)

Má qualificação no ensino jurídico privado. Qual o resultado de tudo isso ? índice alto de reprovação no exame de ordem e uma gama de profissionais desqualificados que acabam criando grupos de bacharéis de direito litigando pela inconstitucionalidade do exame de ordem.

Universidades do Nordeste

Rafaela Duarte (Procurador da Fazenda Nacional)

São 5 universidades do nordeste, tendo em vista que a Universidade Federal do Acre obviamente fica no estado do Acre, que, em que pese o respeito aos acreanos, está bem longe da região nordeste, no extremo oeste da região norte.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 16/05/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.