Luto na advocacia

OAB-SP ingressará em processo por morte de advogado

Autor

19 de julho de 2012, 22h16

A Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo vai ingressar como assistente nos processos que terão início por causa da morte do advogado José Aparecido Ferraz Barbosa, assassinado no Fórum de São José dos Campos pelo ex-marido de uma cliente. O ofício para a inclusão da OAB-SP foi enviado pelo presidente em exercício da entidade, Marcos da Costa, na última quarta-feira (18/7).

Barbosa acompanhava sua cliente em audiência da Lei Maria da Penha e que também foi alvejada pelos tiros, mas escapou ilesa.

“A OAB-SP buscará a efetiva distribuição da justiça, preservando os interesses da família do advogado assassinado e maior segurança nos prédios forenses para o exercício profissional da classe, principalmente depois de um crime tão bárbaro”, afirmou Marcos da Costa. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-SP.

Em nota pública, o Movimento de Defesa da Advocacia (MDA) afirmou receber a notícia da morte com indignação, em como a "indevida, porém frequente, confusão entre o advogado e o cliente", e criticou o fato de o assassinato ter ocorrido dentro das dependências do Judiciário. 

Leia a nota: 

Nota Pública

Foi com indignação que o Movimento de Defesa da Advocacia – MDA recebeu a triste notícia de que o Advogado Dr. José Aparecido Ferraz Barbosa foi assassinado covardemente pelo ex-marido de sua cliente, que figurava como réu em processo de violência doméstica.

O homicídio em si já seria motivo de indignação, tendo em vista a indevida — porém frequente — confusão entre o Advogado e o cliente.

Não obstante, o que causa ainda mais espécie e perplexidade à Advocacia é que o crime ocorreu dentro das dependências do Forum de São José dos Campos, SP, local onde não se pode conceber, em hipótese nenhuma, a entrada de pessoas portando arma de fogo.

O que ocorreu nesse lamentável episódio reforça a necessidade de serem tomadas — urgentemente — as providências que assegurem a segurança em todos os Foruns, para proteção não apenas dos Juízes, Promotores, partes e seus Advogados, mas de todos aqueles que ingressam nas dependências do Poder Judiciário.

À familia do Advogado o MDA envia as sinceras condolências, lamentando com profunda tristeza e indignação o ocorrido.

Movimento de Defesa da Advocacia – MDA

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!