Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Ligação incendiária

OAB-RJ exige que TRT identifique milionário

Por 

A seccional fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) enviou ofício ao Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro exigindo saber quem é o juiz ou servidor que, de acordo com relatório divulgado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), movimentou R$ 282,9 milhões em 2002. A Ordem afirma que "chama a atenção" que a movimentação tenha acontecido em 2002, quando um incêndio criminoso queimou 11 mil processos no tribunal.

Para o presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, é preciso esclarecer o que houve, pois "parece haver" vinculação entre os dois fatos. "Esse cenário levanta todas as especulações e, efetivamente, chama a atenção a quantia movimentada e o ano, mas não quero especular, quero esclarecimento", afirma Damous.

Questionado sobre se o pedido para apresentação do responsável pela movimentação daria início a uma "caça às bruxas", o presidente da OAB-RJ responde que "seria caça às bruxas se não fosse um servidor público ou magistrado, alguém que pela Constituição Federal tem que viver só com os vencimentos que recebe do Estado". Para Damous, o esclarecimento não pode ser configurado como quebra de sigilo. "Para quem recebe dinheiro que sai dos impostos, publicidade é regra, sigilo é exceção."

O pedido é para dar luz sobre o que ele classifica como "cenário sombrio" em todos os tribunais com irregularidades apontadas pelo relatório da Coaf apresentado à Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça. Segundo o advogado, é preciso ver o contracheque (holerite) do servidor ou juiz, de forma que ele explique como movimentou tamanha quantia. "Foi uma herança? Ganhou na loteria? Ainda assim acho improvável, porque o maior prêmio da Mega-Sena foi de R$ 170 milhões, sorteado na virada de 2011 para 2012", especula o presidente da OAB-RJ.

Clique aqui para ler o ofício enviado pela OAB-RJ ao presidente do TRT-RJ.

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 13 de janeiro de 2012, 18h45

Comentários de leitores

23 comentários

Parte final do post anterior:

Winston Smith (Servidor)

ELE
.
VENCE SUAS CAUSAS E FAZ O QUE QUISER COM SEU DINHEIRO.

Marcoas Avelar

Winston Smith (Servidor)

Meu caro Adv.,
Usando guerra como metáfora, eu te diria que no dia que os EUA pensarem em invadir o Brasil eu serei o primeiro a pegar um fuzil e ficar de trincheira guarndando o centro ou outro local estratégico de minha cidade, matando surdinamente o máximo de soldados dos EUA que eu puder, mesmo não tendo prestado o serviço militar e sendo um cidadão de vida confortável ( = estabilibizado).
A quem tem medo de guerra, eu não sei nem o que dizer!
Mas que história é essa de "não vamos investigar pq vai virar uma guerra e tenho medo de guerra"?
Como pode se dizer "destemido", tendo medo de botar bandido atrás da cadeia, seja quem for (presidente, lixeiro, juiz, porteiro)? Meu caro, COMO UM AMIGO MEU SEMPRE DIZ: "EU NÃO QUERO SABER NEM QUEM MORREU, EU QUERO É TOMAR CAFÉ!"
(O problema do Brasil não é o Judiciário, ou os chorões que querem que a OAB seja "investigada" para eles se sentirem mais felizes, o problema é a síndrome da desejo-pela-burocracia-preguiçosa-protegida(estabilidade)-com altos salários e boa aposentadori). Esse povo fica com essa conversa fiada de investigar a OAB,... APRENDAM ISSO DE UMA VEZ POR TODAS: O ADVOGADO NÃO GANHA 20 MIL DO PAPAI ESTADO. EU VENCE SUAS CAUSAS E FAZ O QUE QUISER COM SEU DINHEIRO.

"A TRISTE IMAGEM de um ANTE-DEMOCRATA 1e-2"

Sersilva (Advogado Associado a Escritório - Administrativa)

TRISTE MESMO É VER A CONVENIENTE CONFUSÃO QUE SE FAZ OS ILUSIONISTAS DE PLANTÃO, SEMPRE CAMUFLADOS SOBRE O MANTO DA NOSSA JOVEM E EXPLORADA DEMOCRACIA. O QUE O DOUTO COMENTARISTA QUER É VALORIZAR A ANARQUIA E A IMPROBIDADE ABSOLUTA. E BUSCA VOTO LUTANDO APARENTEMENTE CONTRA A OABRJ, POSSIVELMENTE, SUA LUTA É POR UMA PARTE NESTA FORTUNA INESPLICAVEL.
CHEGA DE FALSOS DEMOCRATAS, HIPOCRITAS DO MUNDO LEGAL, QUE LEGAL É ESTE? QUE DEMOCRACIA PODE SOBREVIVER NESTE MUNDO CÃO. LEI E ORDEM SÓ PARA OS INIMIGOS.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 21/01/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.