Fora de ordem

CNJ investiga promoções de juízes para TJ mineiro

Autor

10 de janeiro de 2012, 16h18

 O Conselho Nacional de Justiça está julgando o pedido de anulação das promoções de 17 juízes ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, entre 2006 e 2009, segundo o jornal Folha de S.Paulo. O tribunal mineiro informou que vai aguardar a decisão final do CNJ e cumprir o que for determinado.

A Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages), que fez as denúncias ao CNJ, afirmou que o tribunal privilegiou parentes de desembargadores e ex-dirigentes de outra entidade de classe em detrimento de juízes mais antigos. As promoções teriam ocorrido sem publicações em edital. 

Dois conselheiros do CNJ já votaram no processo, considerando as promoções ilegais. Entre os promovidos estão sete ex-dirigentes da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), entre eles Nelson Missais, atual secretário-geral da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e Doorgal Andrada, ex-vice-presidente da entidade. Na época da promoção, Missais era o 46º na lista de antiguidade e Andrada, o 41º.

Missais acredita em uma "trama" da Anamages e diz que o órgão "não tem credibilidade e legitimidade para questionar promoções". Já Andrada diz que aquilo "que o CNJ decidir, eu vou aplaudir". 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!