Novas tecnologias

Evento discute gestão de documentos no Judiciário

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1 de janeiro de 2012, 7h52

A gestão de documentos e a utilização de novas tecnologias de acesso à informação serão os temas do II Congresso Brasileiro dos Arquivos do Poder Judiciário. O evento acontece entre os dias 28 e 30 de março, organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O objetivo do encontro é juntar gestores de informação do Judiciário e de outros poderes, e discutir o impacto das novas tecnologias na área. O alvo do evento são servidores, estudantes e profissionais com atuação no segmento, além de pessoas não ligadas à área, mas com interesse no assunto.

Na programação, há quatro minicursos de gestão de informação, e os participantes ainda poderão acompanhar as reuniões do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) e do Programa de Gestão Documental da Justiça Eleitoral (PGD/JE). Nessas discussões é que são definidas as estratégias de melhoria para a informação arquivística.

Pouco dinheiro
Esta é a segunda edição do congresso. A primeira aconteceu em 2001, em Brasília. Naquela ocasião, foi detectado que o problema da gestão de documentos e informações era a falta de investimentos em infraestrutura e capacitação na gestão do patrimônio documental.

Na opinião dos organizadores do primeiro evento, o congresso foi um marco na implantação de uma política de gestão de documentos no Judiciário. A expectativa para o encontro é de que seja uma grande avaliação das conquistas dos últimos anos na área. A partir daí, os responsáveis esperam fazer uma reflexão das novas necessidades e, principalmente, sobre a migração da informação do papel para outras plataformas de acesso.

O evento é organizado pelo TSE, com apoio do Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Superior Tribunal Militar, Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Conselho da Justiça Federal e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

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