Posse no Rio

Cláudio dell'Orto toma posse na Amaerj na sexta

Autor

2 de fevereiro de 2012, 6h48

O desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Cláudio Luís Braga dell’Orto toma posse como presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, para o biênio 2012-2013, nesta sexta-feira (3/2) às 11 horas. A cerimônia de posse dos membros da diretoria e do Conselho Deliberativo e Fiscal da entidade acontecerá no auditório Desembargador Antonio Carlos Amorim, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), localizado na Avenida Erasmo Braga, 115, 4º andar do Palácio da Justiça.

O futuro presidente afirmou, em entrevista ao Jornal do Commercio desta segunda-feira (30/1), que vai trabalhar para que os juízes de primeiro grau participem mais da condução do Tribunal, escolhendo, por exemplo, os administradores da Corte. "Todos os juízes e desembargadores devem ter uma participação política. A democratização é uma consequência de um processo de escolha democrática, com a participação de todos votando para presidente, corregedor e vice-presidente. Isso aumenta o poder de fiscalização de todos os membros do Judiciário, melhora internamente e para a sociedade como um todo. Se tem mais transparência, as coisas ficam mais claras", afirmou o desembargador.

Histórico
O desembargador venceu a última eleição da Amaerj, em 28 de novembro, com 51% dos votos. Esta não será a primeira vez que Dell´Orto preside a entidade. Ele já comandou a Associação no biênio 2006-2007, quando era juiz. 

Cláudio dell’Orto foi advogado do BNDES e promotor de justiça do Rio de Janeiro. É juiz desde 1991 e desembargador desde 2009, quando foi promovido por antiguidade. Apesar da especialização em matéria criminal, atuou em todas as áreas da prestação jurisdicional, em diversas comarcas, varas e juizados. No Tribunal, atuou em câmaras cíveis e criminais.

Presenças confirmadas
Confirmaram presença na cerimônia de posse, entre outros  os ministros do STJ, Antônio Herman Benjamim e Luis Felipe Salomão; a presidente do TRF-2, Maria Helena Cisne; o presidente da AMB, desembargador Henrique Nelson Calandra; a defensora Pública Geral do Estado, Celina Bragança; e representantes das associações de magistrados de São Paulo, Alagoas e Rio Grande do Sul.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!