Contra fraudes

Eleitores de 14 estados farão cadastramento biométrico

Autor

25 de dezembro de 2012, 6h03

Mais de 9,9 milhões de eleitores de 300 municípios em 14 estados, mais o Distrito Federal, farão, em 2013, o recadastramento biométrico de seus eleitores para as Eleições Gerais de 2014. A medida foi aprovada pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE), por meio da edição de dez provimentos, já publicados no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A utilização da biometria tem o objetivo de tornar mais segura a identificação do eleitor no ato da votação, tornando praticamente impossível a fraude, já que cada impressão digital é única. Nesse tipo de identificação, o eleitor pressiona seu dedo contra um sensor que faz a leitura de suas digitais e compara com seu respectivo registro que fica em um banco de dados.

A expectativa do TSE é de que todos os eleitores do Brasil estejam cadastrados biometricamente até 2018. Nas eleições de 2014, o único estado que ainda não terá a identificação é o Amazonas. O cadastramento biométrico foi iniciado em 2007.

Até agora, 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios tiveram seu dados biométricos coletados. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!