Atendimento prático

TJ-MA atualiza sistema de gerenciamento de processos

Autor

24 de abril de 2012, 8h25

A nova versão do sistema de gerenciamento eletrônico de processos da Justiça de 2º grau (Themis SG Web), que permite o acesso a processos pela internet, está sendo experimentado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão desde a última sexta-feira (20/4).

A atualização foi reformulada em interface e funcionalidades. Estão na lista de alterações a geração de relatórios de forma automática e o fornecimento de dados estatísticos relativos à planilha mensal encaminhada pelos gabinetes dos desembargadores ao CNJ. “A nova ferramenta é um avanço no desenvolvimento de sistema prático, seguro e eficaz para o gerenciamento dos processos da Corte de Justiça estadual”, explica a diretora Judiciária do TJ-MA, Denyse Reis Batista.

Outra mudança promovida pelo tribunal, e já em funcionamento, é a emissão automática do ofício e da certidão do trânsito em julgado de processos enviados pelo TJ-MA a locais de origem. A Justiça ganhou em agilidade com a medida. O encaminhamento de 20 processos ao juiz de origem — que antes demorava cerca de dez dias, por exemplo — é concluído agora em uma hora.

O acompanhamento processual foi também reformulado. A emissão de relatório evita que o servidor consulte um processo de cada vez para saber informações de autos em poder dos advogados e com prazos vencidos. 

A medida representa um passo importante rumo ao processo eletrônico na Justiça estadual. “Com a mudança queremos tornar mais ágeis e produtivas as rotinas de trabalho no Poder Judiciário”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!