Estreia do Brasil

Brasileiro vai atuar na Corte de Direitos Humanos

Autor

23 de abril de 2012, 12h07

Depois de 33 anos de criada, pela primeira vez a Corte Interamericana de Direitos Humanos vai contar com a atuação de um brasileiro. O defensor público Roberto Tadeu Vaz Curvo vai atuar em processo sobre violações ao estatuto dos refugiados. Ele é professor de Direitos Humanos e já fez parte do quadro docente da Escola Superior do Ministério Público e da Universidade Federal de Mato Grosso.

A corte vai analisar o caso da família peruana Pacheco Tineo, que, em 2001, teve o pedido de refúgio recusado pelo governo da Bolívia. Além de Roberto Tadeu, também foi selecionado o defensor público do Paraguai, Gustavo Zapata Baez.

A Corte Interamericana de Direitos Humanos é uma instituição judicial autônoma da Organização dos Estados Americanos. O órgão aplica e interpreta a Convenção Americana sobre Direitos Humanos e outros tratados. Por meio de um convênio, a Associação Interamericana de Defensores Públicos (AIDEF) selecionou 21 Defensores de vários países do continente para trabalhar além de suas fronteiras pela defesa dos direitos humanos. Com informações da Assessoria de Comunicação da Anadep.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!