Política de Ordem

Gráfico mostra coincidências em discurso de candidatos

Autor

10 de abril de 2012, 8h20

Spacca
Apesar de as palavras que são ditas não serem exatamente aquilo que se pensa, como já disse o pensador do campo da Psicologia (e formado em Direito) Lev Vigotski, analisar os discursos dos candidatos, ou pré-candidatos, ainda é a forma mais próxima de o eleitor entender o que propõem. No livro A construção do pensamento e da linguagem, Vigotski afirma que o “processo de transição do pensamento para a linguagem é um processo sumamente complexo de decomposição do pensamento e sua recriação em palavras”. Como não é possível, porém, ler o pensamento dos pré-candidatos à seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, a ConJur criou gráficos que mostram as palavras mais ditas por cada um dos cinco pré-candidatos que já tiveram suas entrevistas publicadas no site. É interessante ver como as imagens, que aumentam as palavras repetidas mais vezes, coincidem e onde se diferenciam, levando em conta que as perguntas foram praticamente as mesmas.

Marcos da Costa

wordle.net

  


Ricardo Sayeg

wordle.net

  


Alberto Toron

wordle.net

 


Rosana Chiavassa

wordle.net

 


Roberto Podval

wordle.net

 


Discurso de posse
O pré-candidato à presidência da seccional paulista da OAB Ricardo Sayeg discursou na posse do presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Newton de Lucca, no último dia 2. Em sua fala, o advogado exaltou o papel da misericórdia e do humanismo na Justiça, tema sobre o qual já escreveu livro. “Os magistrados são agentes da concretização multidimensional dos direitos humanos. Seu espírito deve ser fraterno e misericordioso. A sociedade através da advocacia espera que cumpram a sua tarefa, diante dos conflitos que lhes são submetidos”, disse Sayeg, em seu discurso. O momento foi bom para a visibilidade do pré-candidato. Para maximizar sua exposição, já mandou para a gráfica arquivos com jornais da pré-campanha.

Tour periférico
O advogado Alberto Toron também inaugurou um site esse mês. O www.toron.com.br traz informes sobre a pré-campanha, notícias, artigos e sua biografia. Nesta quarta-feira (11/4), o criminalista vai a São Caetano, em encontro com advogados do ABC. Na quinta-feira (12/4), ruma a Santa Bárbara do Oeste e, na sexta-feira (13/4), vai a Jaú. No dia 30 de março, Toron esteve em Jales, onde criticou a falta de empenho da OAB-SP na defesa dos advogados. “Isto acontece porque o atual presidente tem interesses político-partidários e não quer se indispor com a opinião pública”, disse aos cerca de 50 advogados que lá se reuniram.

Encontros e telefonemas
Em happy-hour com cerca de 30 “jovens advogados” no Esch Café, em São Paulo, o pré-candidato Roberto Podval discutiu propostas e recebeu apoio. Segundo sua assessoria, os advogados já organizam outros atos de apoio à sua candidatura. O advogado disse ter recebido dezenas de telefonemas e e-mails após sua entrevista ser publicada pela ConJur, afirmando que o entrevistado “passou verdade nas intenções”.

Chegou à rede
A pré-candidata Rosana Chiavassa já inaugurou um novo site: www.rosana2012.com.br. Nele, faz informes da pré-campanha e apresenta propostas e compromissos. Nessa semana, ela planeja panfletagem pela Grande São Paulo e agenda ida ao interior para o fim de semana.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!