Atos normativos

Servidores do Senado questionam descontos em folha

Autor

9 de abril de 2012, 18h17

A Associação dos Servidores Inativos e Pensionistas do Senado Federal (Assisefe) entrou com um Mandado de Segurança, com pedido de liminar, no Supremo Tribunal Federal, em favor de 17 servidores aposentados. Eles contestam atos normativos do Senado Federal e de seu presidente, senador José Sarney (PMDB-AP), que determinam descontos mensais na folha de pagamento de inativos para adequar os seus vencimentos ao teto remuneratório. A relatora do Mandado de Segurança é a ministra Rosa Weber.

A entidade qualifica a medida de “ilegalidade permanente e contínua” em franca violação aos direitos e garantias individuais, como a irredutibilidade salarial e o direito adquirido. Outro argumento é o de que o desconto está ocorrendo sem observância dos princípios do contraditório e da ampla defesa e sem autorização prévia dos impetrantes.

“Está comprovada a flagrante redução da remuneração dos impetrantes, mediante atos ilegais, arbitrários, confessados, unilaterais, violentos e sem oportunizar o elementar direito de ampla defesa. Essas ilegalidades permanecem no tempo e se repetem no dia a dia. As ilustres autoridades, inertes, deixam de tomar posição destinada a corrigir os atos ilegais por elas praticados, endossados e consumados. Aos impetrantes só há, agora, a via mandamental e a firme esperança no STF”, salienta a Associação. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

MS 31.257

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!