Prévia das eleições

Rui Fragoso é o favorito para presidência da OAB-SP

Autor

27 de outubro de 2011, 18h55

A julgar por levantamento feito pelo Ibope, a oposição é amplamente favorita na disputa para o comando da OAB em São Paulo. De acordo com a pesquisa, o favorito é o advogado Rui Fragoso, que aparece com 31% das intenções de voto. Em segundo lugar está o criminalista Alberto Zacharias Toron, que anunciou sua pretensão a candidatura recentemente. Ele tem 9% das intenções de votos. Os indecisos correspondem a 24% dos pesquisados. E 12% dos advogados paulistas disseram que votariam em branco ou nulo.

O alto número de indecisos é explicado pelo fato de a eleição ser apenas daqui a doze meses. Rui Celso Fragoso é beneficiado pelo recall de quem disputou as últimas eleições e chegou a sair vitorioso na Capital. A surpresa ficou por conta do renomado criminalista Alberto Toron, que anunciou sua candidatura há pouco tempo e pelo baixo grau de reconhecimento do candidato situacionista, Marcos da Costa, que aparece com apenas 4% das preferências.

As perguntas foram feitas de forma induzida, como informa nota metodológica do Ibope. Os pesquisadores apresentaram uma lista de candidatos aos pesquisados, que responderam em qual devem votar. Um questionário não induzido é feito sem mencionar nomes específicos, apenas com uma pergunta genérica — "em quem você votaria para presidente da OAB-SP se as eleições fossem hoje?", por exemplo.

Estão presentes na lista Rui Fragoso, Alberto Toron, Sergei Cobra Arbex (5% dos votos), Marcos da Costa (4%), Raimundos Hermes Barbosa (4%) e Leandro Pinto (2%). O criminalista Roberto Podval também é candidato, mas, à época do questionário (15 de setembro a 3 de outubro), ainda não havia anunciado suas pretensões.

Para efeitos de amostragem, o Ibope escolheu 500 advogados aleatoriamente, a partir da lista de filiados na OAB de São Paulo. Todas as entrevistas foram feitas por telefone, e a margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais e para menos.

Clique aqui para ver o resultado da pesquisa.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!