Novo comando

Cláudio Lopes é o novo presidente do CNPG

Autor

15 de outubro de 2011, 9h10

O procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, foi empossado, na quinta-feira (13/10), como novo presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), em solenidade realizada no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Em seu discurso, Lopes disse que pretende prosseguir com a formulação de políticas de caráter nacional, fomentando e articulando a unidade institucional. 

O presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), César Mattar Junior, afirmou que “tem certeza de que a Entidade segue fortalecida”. Ao se despedir da presidência do CNPG, o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella, fez um balanço da sua administração e desejou ao novo presidente uma gestão profícua.

No discurso de encerramento do evento, o vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando de Souza Pezão, representando o governador Sérgio Cabral, disse que “a escolha do Dr. Cláudio Lopes como presidente deste Conselho trará grande contribuição para a Instituição, que possui importante função na defesa das ações institucionais do Ministério Público. Entre as ações, estão a integração e o intercâmbio de experiências do Ministério Público em todos os Estados da federação.” O vice-governador destacou algumas realizações de Cláudio Lopes, que atualmente exerce o seu segundo mandato na Procuradoria-Geral de Justiça do Rio de Janeiro, dentre elas o apoio incondicional às promotorias de Justiça, a criação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e o aprimoramento do Laboratório de Combate à Lavagem de Dinheiro.

A Diretoria do CNPG, para a gestão 2011/2012, que também tomou posse durante a solenidade, ficou assim composta:

Presidente: Cláudio Lopes (MPRJ)
Vice-Presidente para a Região Sudeste: Fernando Zandini Antônio (MPES)
Vice-Presidente para a Região Centro-Oeste: Marcelo Ferra de Carvalho (MPMT)
Vice-Presidente para a Região Norte: Héverton Alves de Aguiar (MPRO)
Vice-Presidente para a Região Nordeste: Eduardo Tavares Mendes (MPAL)
Vice-Presidente para a Região Sul: Eduardo de Lima Veiga (MPRS)
Vice-Presidente do Ministério Público da União: Cláudia Márcia Ramalho Moreira Luz (MPM)
Secretária Executiva: Subprocuradora-Geral de Justiça Maria Helena Nunes Lyra (MPPE)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!