Mercado Jurídico

Xavier, Bernardes e Bragança perde sócios de São Paulo

Autor

11 de outubro de 2011, 9h41

Spacca
Com a saída dos principais sócios da sede em São Paulo, o escritório Xavier, Bernardes e Bragança mudou de nome e de apelido. Passa agora a ser Xavier, Bragança Advogados, e troca a conhecida alcunha “XBB” por “XBA”. Os e-mails também mudaram. Na última semana, os sócios Horácio Bernardes Neto, responsável pelas operações em São Paulo, Maria Regina Albernaz Lynch e Roberto Liesegang, além de outros advogados, assinaram a separação da sede no Rio de Janeiro. Os três, com mais outros 16 advogados egressos do XBB, integram agora o Motta, Fernandes Rocha Advogados. O casamento estava azedo desde agosto, quando o custo da sede em São Paulo começou a incomodar os sócios Alberto Xavier e Alberto Bragança, do Rio. Segundo Xavier, a cisão se deu pela “heterogeneidade de filosofia de mercado”, já que os cariocas preferiam o atendimento personalizado à expansão — e as despesas inerentes. O escritório continua atuando em São Paulo, com os advogados que preferiram ficar. De acordo com Xavier, estão para breve mudanças que elevarão o número de sócios do XBA de 10 para 16.


Topo da lista
O Barbosa, Müssnich & Aragão ocupou 1º e 2º lugares nos rankings de volume de negócios em 2011, segundo as agências Bloomberg e Thomson Reuters, respectivamente. De acordo com a Bloomberg, nos primeiros nove meses do ano, o BM&A teve volume superior a US$ 28 bilhões e market share de 38%. O escritório assessorou operações como a compra da AES Atimus pela TIM, a aquisição da Webjet pela Gol e a venda de parte do capital social da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração para o consórcio China Niobium Investment.


Venda premiada
O Dias Carneiro Advogados foi escolhido pela revista asiática China Law & Practice para receber em um dos prêmios anuais da publicação. A banca foi a escolhida na categoria China Outbound Award, principalmente pela assessoria na operação China State Grid — Brazilian Assets. O projeto também foi indicado na categoria Energy and Natural Resources. Em 2010, a State Grid Corporation of China, uma das maiores do mundo no ramo de energia elétrica, finalizou a compra de um consórcio espanhol de infraestrutura de 3,2 mil km em sete linhas de transmissão elétrica no Brasil. Em uma aquisição simultânea, a espanhola Elecnor comprou uma oitava linha de transmissão, a LT Triângulo S.A., por US$ 200 milhões, assessorada pelo Dias Carneiro por meio de um grupo de profissionais liderado pelo advogado Rafael D’Avila Dutra. O escritório espanhol Uría Menéndez auxiliou os vendedores em relação a questões do Direito espanhol.


Novo organograma
O Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados finalizou, no dia 3 de outubro, a reestruturação societária da Telesp e da Vivo, na qual a Vivo Participações foi incorporada pela Telesp. Foi a etapa final de reorganização, iniciada com a incorporação de ações da Vivo Part. Os envolvidos na operação foram a sócia Adriana Pallis e advogados Clarissa Figueiredo de Souza Freitas e Lucas Zamproni Martins Ferreira.


Francisco Teixeira/OAB-RJ
A tributarista Daniela Ribeiro de Gusmão

Conhecimento comprovado
Os tributaristas Maurício Pereira Faro, advogado do Barbosa, Müssnich & Aragão e membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda, e Daniela Ribeiro de Gusmão, titular de escritório próprio e membro da Comissão Especial de Direito Tributário do Conselho Federal da OAB, foram os únicos advogados privados convidados para compor a banca que avaliará os candidatos ao 22º Concurso para promotor do Ministério Público do Rio de Janeiro. Eles julgarão os candidatos na matéria de Direito Tributário. Os outros 34 nomes que compõem as bancas pertencem ao próprio MP ou à advocacia pública. As inscrições vão até o dia 17 de outubro. 


Bola da vez
José Ricardo de Bastos Martins, sócio do escritório Peixoto e Cury Advogados, palestra sobre o tema “M&A in Brazil: Legal and Economic Aspects” na Fordham University, em Nova York, nesta terça-feira (11/10). O advogado fala sobre fatores econômicos que têm contribuído para tornar o Brasil um dos países onde o ritmo das operações de M&A mais tem crescido. Também serão discutidos o Direito Societário brasileiro e o crescente interesse de investidores estrangeiros. 


Torneio beneficente
O Siqueira Castro Advogados patrocina o 2º Torneio de Golfe Beneficente Furukawa, que acontece no Vista Verde Golf Club, em Araçariguama (SP), na próxima sexta-feira (14/10). O evento terá a participação de 22 profissionais filiados à Associação Brasileira dos Profissionais de Golfe – PGA Brasil, e também jogadores amadores. Os sócios Antônio Garbelini e Maria Cibele Affonso dos Santos, além de clientes, formam a equipe de jogadores do Siqueira Castro. A renda arrecada com o torneiro será revertida para projetos de inclusão social de crianças e adolescentes da Associação Monte Carmelo, em Porto Feliz, da Associação Educacional e Beneficente Vale da Benção, de Araçariguama, e o do Instituto Ettibagi, de Curitiba. 


Abertura a estrangeiros 
O Almeida Advogados promove, no dia 20 de outubro, em Brasília, o Seminário da Federação Interamericana de Advogados, com o apoio do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. O sócio André Almeida é o presidente da Federação. Durante o encontro serão debatidos temas polêmicos como a abertura do mercado jurídico nacional e o fortalecimento do papel do advogado nas sociedades democráticas. participarão do evento Laurel G. Bellows, presidente eleita da American Bar Association em 2012, Michael Reynolds, vice-presidente da International Bar Association e Fernando Fragoso, presidente do Instituto dos Advogados do Brasil. Para inscrições, clique aqui. Em seguida, André de Almeida viaja para a Espanha e Irlanda, onde palestrará sobre oportunidades de negócios e entraves legais no Brasil, em reuniões do Conselho Geral da Advocacia Espanhola e da American Bar Association.


Impacto nos negócios
O Daniel Advogados organiza, no próximo dia 26, em São Paulo, seminário gratuito sobre gestão de propriedade intelectual. O evento acontece na sede da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). Palestrarão os advogados Fernando Brettas Sesto e André Alvarez. Inscrições pelo telefone (11) 5582-6473 ou pelo email: [email protected]


fgv.br
O advogado Paulo Sérgio João

Mesa de debates
No próximo dia 24 de novembro, o professor de Direito do Trabalho na PUC-SP Paulo Sérgio João e seu sócio Ricardo Rodrigo Marino Tozo organizam café-da-manhã para clientes e chefes de departamento jurídico para discutir a desoneração da folha de pagamento e os reflexos da alteração no prazo de aviso prévio. O evento ocorre no Hotel Mercure Jardins, em São Paulo. 


PELAS SOCIEDADES

Rodney Almeida Alves, advogado licenciado para atuar no Brasil e nos Estados Unidos, incorpora agora a equipe do Almeida Advogados. A banca investe em expansão para atuação no exterior. Alves atuou em grandes escritórios nos dois países, nas áreas de fusões e aquisições e transações internacionais. No Almeida, passará parte do tempo no exterior, no escritório em Los Angeles. Na próxima quinta-feira (13/10), participa da International Money Transfer Conference (IMTC) falando sobre o tema “Moving the Brazilian Remittance Market from Informal to Formal Channels”. 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!